Lei prevê aplicação de questionário para detectar sinais de autismo em bebês em todas as unidades de saúde do Rio

Pela norma, a testagem deverá ser aplicada em bebês, entre 16 e 30 meses. O M-CHAT é um questionário com 23 itens de avaliação do desenvolvimento adequado da criança

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers), recurso adotado na detecção de sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em bebês, passará a ser aplicado por profissionais de saúde das redes privada e pública do Estado do Rio, para rastrear sinais precoces da doença. A medida resulta da aprovação Lei 10.031/23, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL), e do deputado Brazão (União). A Lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada na edição extra do Diário Oficial, nesta quinta-feira (01).

Pela norma, a testagem deverá ser aplicada em bebês, entre 16 e 30 meses. O M-CHAT é um questionário com 23 itens de avaliação, que pode ser aplicado por qualquer profissional da área de saúde – a recomendação é para que funcionários do Ministério da Saúde sejam priorizados na execução do atendimento.

A resposta ao questionário é direta: “sim” ou “não” e leva em conta variantes relacionadas ao desenvolvimento adequado da criança: engajamento social; capacidade de manter o contato visual; brincadeira repetitiva e de “faz de conta”; imitação; além de uso do contato visual e de gestos para direcionar a atenção do parceiro ou para pedir ajuda. O questionário não exclui a aplicação de outros testes na avaliação da bebê, de acordo com as orientações médicas.

Como é de aplicação simples, o questionário é também de fácil e rápido preenchimento, não sendo necessário treinamento específico. Pais ou responsáveis podem executar a tarefa.

Advertisement

“Por ser um questionário, o M-CHAT apresenta-se como uma alternativa eficiente e sem custos financeiros para um diagnóstico precoce do TEA”, disse Rodrigo Bacellar

Uma vez positivada para a doença, os familiares da criança serão orientados a procurar serviços especializados para a sua avaliação com outras metodologias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei prevê aplicação de questionário para detectar sinais de autismo em bebês em todas as unidades de saúde do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui