Léo Vieira, do partido Republicanos, foi confirmado como o novo prefeito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, após uma decisão judicial que anulou os votos recebidos pelo candidato Professor Joziel (DC), que concorria sub judice. A sentença foi proferida na noite desta terça-feira (8/10), declarando nulos os 2.624 votos do candidato. Com a mudança, o percentual de votos válidos de Vieira subiu de 49,82% para mais de 50%, o que dispensa a realização de um segundo turno, conforme determina a legislação eleitoral.
O advogado Afonso Destri, representante da coligação de Léo Vieira, foi o responsável pela ação que resultou na retotalização dos votos. Se os votos de Joziel tivessem sido contabilizados, haveria nova eleição entre Vieira e Valdecy da Saúde (PL), que ficou em segundo lugar com 33,01% dos votos no primeiro turno, previsto inicialmente para o dia 27 de outubro.
Com a vitória de Léo Vieira, quem assume sua vaga na Alerj é o deputado Alexandre Knoploch (PL), que no último domingo recebeu 8.423 votos para vereador do Rio.
Declaração de Léo Vieira
Em nota, Léo Vieira expressou sua confiança na justiça e otimismo em relação ao futuro. “Estamos certos de que a retotalização dos votos é uma medida que se dará em cumprimento ao que estabelece a lei eleitoral. Acredito na justiça e no trabalho dos profissionais envolvidos. Estou aguardando, com otimismo, a proclamação oficial da nossa vitória em primeiro turno, que representa não apenas um triunfo pessoal, mas a esperança de um futuro melhor para todos os meus vizinhos meritienses,” declarou.