Letras Cariocas: Na Quaresma, no Mosteiro… na Paz Beneditina.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Silvana Vargas

Mosteiro de São Bento por Hailey Pacheco de Oliveira Depois do Carnaval, vivemos um período de calma até a Semana Santa.É o período conhecido pelos católicos como Quaresma.

 

É uma boa oportunidade para visitar os templos e igrejas que a cidade possui e admirar a diversidade de arquitetura que estas construções nos oferecem.

Advertisement

 

Uma dica é assistir no domingo a missa cantada no Mosteiro de São Bento que fica no Centro, na rua Don Gerardo perto da praça Mauá. A missa é acompanhada pelos monges beneditinos que entoam cantos gregorianos dando um toque medieval ao rito católico. Odor do incenso, o som do órgão e as preces entoadas pela comunidade nos remetem ao mundo de Umberto Eco no seu famoso livro O Nome da Rosa.

A Ordem dos Beneditinos é atuante em nossa cidade e sua tradição evangelizadora se faz presente no famoso Colégio exclusivamente masculino que dirige para o Primeiro e Segundo Grau. Hoje já é possível freqüentar curso Superior com aulas que vão muito além da Teologia .

 

O cotidiano dos monges pode ser conhecida através da visitação livre nos claustros. Somente em algumas datas a clausura deve ser respeitada.

 

Lembrando o ambiente da idade Média, podemos nos transportar para o mundo do próprio São Bento que viveu entre 480 e 547 DC e dedicou sua vida a preservar os manuscritos e os valores culturais de sua época..\

 

Depois desta completa missa dominical, vale almoçar com a família, encontrar os amigos e quem sabe até uma ida ao Maracanã – templo do nosso futebol.

 

Foto: Mosteiro de São Bento por Hailey Pacheco de Oliveira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Letras Cariocas: Na Quaresma, no Mosteiro... na Paz Beneditina.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui