De acordo com levantamento realizado pela Firjan, a indústria fluminense recuperou, de julho a novembro, 51,3% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho de 2020, período mais afetado pela pandemia da Covid-19. O setor industrial é composto pela indústria de transformação, extrativa, construção e os serviços industriais de utilidade pública. Os dados foram divulgados pela plataforma Retratos Regionais e também aponta que o setor havia perdido 36 mil vagas de março a junho e conseguiu recuperar mais de 18 mil entre julho e novembro.
O setor industrial manteve desempenho positivo em novembro e registrou o quinto mês consecutivo de contratações. Ao todo, 3.286 vagas foram abertas em novembro. O maior destaque ficou na construção civil com 891 empregos; seguido pela indústria de confecção de artigos do vestuário e acessórios, que obteve 520 postos de trabalho. Além destes, a área de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos teve aumento de 462 vagas e a fabricação de produtos alimentícios apresentou 347 novos empregos.
Entre os meses de julho a novembro, o comércio recuperou 67% dos postos de trabalho perdidos. No caso do setor de serviços, o retorno foi apenas de 8%, sendo que as contratações foram retomadas apenas em setembro de 2020, por este motivo, a recuperação foi em menor proporção.
No mês de novembro, o estado do Rio de Janeiro apresentou o quarto mês consecutivo de geração de novos postos de trabalho formais. O resultado do mês foi de 32.673 mil empregos. As vagas geradas em novembro ultrapassam o resultado acumulado em outubro, com 16.089; setembro, com 9.449 e agosto, com 5.230 empregos cada.
Todas as regiões do estado do Rio apresentaram saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos. A Capital foi a principal contratante, com 16.226 novas vagas abertas. A baixada teve 5.721 empregos, a região leste fluminense apresentou 5.302 postos de trabalho e a região sul obteve 2.628 oportunidades de emprego.
Para elaboração do estudo, a plataforma Retratos Regionais utiliza como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através do link.
FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE CANAIS ADULTOS E CONMEBOL TV PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBEM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA….
SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO
WHATSAP 11967425209