Levantamento internacional mostra UFRJ entre as melhores universidades do Brasil

No âmbito global, a UFRJ está em posição competitiva com a Universidade do Alabama (EUA), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Córdoba (Espanha)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) manteve a dianteira entre as melhores universidades federais do Brasil, segundo a 20ª edição do THE World University Ranking – um dos rankings universitários internacionais mais importantes do mundo. Entre as 800 melhores instituições, a UFRJ ocupa a 601ª posição. O resultado coloca a universidade no patamar anterior ao período pandêmico, o que demonstra todo o esforço de recuperação empreendido pela sua comunidade acadêmica.  

Pela pesquisa, levando em conta o cenário internacional, a UFRJ está em posição competitiva com instituições, como: Universidade do Alabama (Estados Unidos), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Córdoba (Espanha). No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking acadêmico. Ainda assim, a UFRJ registrou um empate com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O levantamento avaliou 18 quesitos em cinco categorias: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria e Internacionalização. Para realizar o estudo foram analisadas 1.900 universidades de 108 países.

Fundada em 1792, a UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil. Reconhecida pela sua excelência acadêmica, na universidade estudaram grande nomes da vida nacional, entre elas destacam-se: Osvaldo Aranha, indicado ao Prêmio Nobel da Paz; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; o arquiteto Oscar Niemeyer; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a ser condecorado com a Medalha Fields, prêmio equivalente ao Nobel e ofertado a matemáticos com até 40 anos de idade.

Advertisement

A UFRJ é uma das instituições nacionais mais produtivas, tendo vários projetos de ponta nas áreas científica e cultural. Com uma estrutura robusta, a universidade conta com 9 hospitais universitários e unidades de saúde, 1.456 laboratórios, 43 bibliotecas, 19 instituições com atividades de museus e um parque tecnológico de 350 mil metros quadrados, onde estão instaladas startups e empresas de relevância no contexto nacional e internacional.

Informações: Diário do Porto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Levantamento internacional mostra UFRJ entre as melhores universidades do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui