Levantamento internacional mostra UFRJ entre as melhores universidades do Brasil

No âmbito global, a UFRJ está em posição competitiva com a Universidade do Alabama (EUA), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Córdoba (Espanha)

Fachada UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) manteve a dianteira entre as melhores universidades federais do Brasil, segundo a 20ª edição do THE World University Ranking – um dos rankings universitários internacionais mais importantes do mundo. Entre as 800 melhores instituições, a UFRJ ocupa a 601ª posição. O resultado coloca a universidade no patamar anterior ao período pandêmico, o que demonstra todo o esforço de recuperação empreendido pela sua comunidade acadêmica.  

Pela pesquisa, levando em conta o cenário internacional, a UFRJ está em posição competitiva com instituições, como: Universidade do Alabama (Estados Unidos), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Córdoba (Espanha). No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking acadêmico. Ainda assim, a UFRJ registrou um empate com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O levantamento avaliou 18 quesitos em cinco categorias: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria e Internacionalização. Para realizar o estudo foram analisadas 1.900 universidades de 108 países.

Fundada em 1792, a UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil. Reconhecida pela sua excelência acadêmica, na universidade estudaram grande nomes da vida nacional, entre elas destacam-se: Osvaldo Aranha, indicado ao Prêmio Nobel da Paz; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; o arquiteto Oscar Niemeyer; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a ser condecorado com a Medalha Fields, prêmio equivalente ao Nobel e ofertado a matemáticos com até 40 anos de idade.

A UFRJ é uma das instituições nacionais mais produtivas, tendo vários projetos de ponta nas áreas científica e cultural. Com uma estrutura robusta, a universidade conta com 9 hospitais universitários e unidades de saúde, 1.456 laboratórios, 43 bibliotecas, 19 instituições com atividades de museus e um parque tecnológico de 350 mil metros quadrados, onde estão instaladas startups e empresas de relevância no contexto nacional e internacional.

Informações: Diário do Porto

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui