Levantamento mostra que quase 45% das empresas no Rio de Janeiro são lideradas por mulheres

Levantamento faz parte do estudo inédito “Perfil da Empreendedora Brasileira”, da Serasa Experian

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa de uma mulher trabalhando | Foto de energepic.com: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-sentada-na-frente-do-macbook-313690/

Um estudo inédito da Serasa Experian mostrou que, das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil, 8,4 milhões, o equivalente a 40,5%, têm mulheres como donas ou sócias majoritárias. Os dados indicam que 44,4% das companhias no Rio de Janeiro são lideradas pelo sexo feminino.

Ainda de acordo com a pesquisa nacional, as empresas brasileiras com até 2 anos de atuação são majoritariamente dirigidas por mulheres (17,2%) do que por homens (14,2%). A maior taxa de representação feminina ocorre na faixa de 3 a 5 anos de existência, com 28,8% para elas e 25,3% para eles.

Estamos focados em apoiar o empreendedorismo no país. Cerca de 29% dos negócios não sobrevivem mais que cinco anos no Brasil e o pilar essencial para reverter essa realidade é investir na saúde financeira. Isso significa dar mais acesso à informação, linhas de crédito e, principalmente educação para um desenvolvimento sustentável. Especificamente sobre a presença feminina no setor, é imprescindível que possamos fomentar a capacitação para que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”, declara Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

O Estudo “Perfil da Empreendedora Brasileira” foi realizado pela Serasa Experian com base em dados internos da empresa que envolvem a análise de 20.636.104 empresas ativas no Brasil. Os indicadores analisados foram representatividade por gênero, idade CPF, CNPJ, porcentagem de participação, localização por UF, porte, faturamento e tempo de abertura das empresas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Levantamento mostra que quase 45% das empresas no Rio de Janeiro são lideradas por mulheres
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. este é mais um trabalho que mostra a inexistência do estereótipo de “mãe de familia, obediente e apoiadora do marido, zelosa, do lar” etc e tal. as mulheres tem enorme responsabilidade social, também na economia…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui