Levantamento mostra que quase 45% das empresas no Rio de Janeiro são lideradas por mulheres

Levantamento faz parte do estudo inédito “Perfil da Empreendedora Brasileira”, da Serasa Experian

Imagem apenas ilustrativa de uma mulher trabalhando | Foto de energepic.com: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-sentada-na-frente-do-macbook-313690/

Um estudo inédito da Serasa Experian mostrou que, das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil, 8,4 milhões, o equivalente a 40,5%, têm mulheres como donas ou sócias majoritárias. Os dados indicam que 44,4% das companhias no Rio de Janeiro são lideradas pelo sexo feminino.

Ainda de acordo com a pesquisa nacional, as empresas brasileiras com até 2 anos de atuação são majoritariamente dirigidas por mulheres (17,2%) do que por homens (14,2%). A maior taxa de representação feminina ocorre na faixa de 3 a 5 anos de existência, com 28,8% para elas e 25,3% para eles.

Estamos focados em apoiar o empreendedorismo no país. Cerca de 29% dos negócios não sobrevivem mais que cinco anos no Brasil e o pilar essencial para reverter essa realidade é investir na saúde financeira. Isso significa dar mais acesso à informação, linhas de crédito e, principalmente educação para um desenvolvimento sustentável. Especificamente sobre a presença feminina no setor, é imprescindível que possamos fomentar a capacitação para que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”, declara Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

O Estudo “Perfil da Empreendedora Brasileira” foi realizado pela Serasa Experian com base em dados internos da empresa que envolvem a análise de 20.636.104 empresas ativas no Brasil. Os indicadores analisados foram representatividade por gênero, idade CPF, CNPJ, porcentagem de participação, localização por UF, porte, faturamento e tempo de abertura das empresas.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. este é mais um trabalho que mostra a inexistência do estereótipo de “mãe de familia, obediente e apoiadora do marido, zelosa, do lar” etc e tal. as mulheres tem enorme responsabilidade social, também na economia…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui