Líder da Revolta da Chibata é homenageado em São João de Meriti

Uma placa foi fixada onde atualmente vive Adalberto Cândido, o Sr. Candinho, filho de João Cândido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O líder da Revolta da Chibata, João Cândido Felisberto, foi homenageado nesta sexta-feira (12/03) com uma placa com seu nome, fixada no muro da sua antiga residência, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Em 2019, o militar entrou para o livro de Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro com a sanção da Lei 8.623/19, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), deputado André Ceciliano (PT) e do deputado Waldeck Carneiro (PT). A placa foi fixada onde atualmente vive Adalberto Cândido, o Sr. Candinho, filho de João Cândido.

Os autores da honraria compareceram ao evento para prestigiar a iniciativa da Casa da Cultura – Centro de Formação Artística e Cultural da Baixada Fluminense, que hoje celebra 30 anos de existência, junto com os deputados Marcelo do Seu Dino (PSL) e Valdecy da Saúde (PHS). Criado pela Lei 5.808/10, o livro de heróis já tem os nomes de figuras como Dom Hélder Câmara, Leonel Brizola e Tiradentes incluídos.

Segundo o instituto, a homenagem foi idealizada para fortalecer a luta pela inclusão do nome de João Cândido no Livro de Heróis Nacionais. “É preciso dar conhecimento à trajetória de João Cândido e possibilitar que o seu nome seja lembrado”, afirmou Ceciliano.

Já o deputado Waldeck pontuou que o Almirante Negro, como João Cândido foi eternizado, é figura que deve ser celebrada. “Participamos de uma homenagem revestida de grande simbolismo, seja pelo aniversário de 30 anos da Casa da Cultura, seja pela inauguração do muro artisticamente grafitado e da placa colocada na casa onde viveu João Cândido. Ele foi uma inspiração na luta de trabalhadores de todo o Brasil e merece ser lembrado”, afirmou Waldeck Carneiro.

Advertisement

O deputado Chico D’Angelo também esteve presente na homenagem. Chico é autor de um projeto de lei que pretende colocar João Cândido no Livro de Heróis da Pátria. Segundo Chico: “Esse é um importante passo na preservação da nossa história. A casa em que ele viveu recebeu a placa João Cândido herói estadual. Um ato simbólico importante para a família e memória do marinheiro João Cândido que sofreu na pele o preconceito racial e fez dessa a sua luta”.

No ano passado, um documentário sobre João Cândido foi lançado. Parte da equipe do DIÁRIO DO RIO está envolvida no projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Líder da Revolta da Chibata é homenageado em São João de Meriti
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui