Líderes comunitários do Rio visitam Morro da Urca e Pão de Açúcar

Iniciativa da Prefeitura homenageou o público-alvo pelo Dia do Líder Comunitário, celebrado em 05/05

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Líderes comunitários do Rio de Janeiro visitando o Morro da Urca - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Na última sexta-feira (17/05), líderes comunitários de diversas localidades do Rio de Janeiro visitaram o Parque Bondinho Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Brasil, na Urca, Zona Sul carioca.

A iniciativa, intitulada oficialmente como ”Turistando com a Comunidade” e realizada pela Prefeitura da capital fluminense, por meio da Secretaria Especial de Ação Comunitária, teve como principal objetivo homenagear o referido público-alvo pelo Dia do Líder Comunitário, celebrado em 05/05.

Os participantes chegaram ao parque pelo famoso bondinho, que leva as pessoas tanto ao Morro da Urca (primeiro pico) quanto ao Pão de Açúcar (segundo). De ambos os locais, é possível avistar cartões-postais da cidade como a Enseada de Botafogo, Baía de Guanabara, Praia de Copacabana, Cristo Redentor, entre outros.

Além de contemplar as lindas paisagens, os líderes comunitários exploraram a Praça do Bonde, onde viram de perto dois exemplares dos antigos bondinhos que transportavam os visitantes; conheceram o Museu Cocoruto, espaço cultural que visa preservar a história do bondinho; e passaram pelos troncos da Árvore dos Desejos.

Advertisement

”É um orgulho estar à frente desse importante projeto viabilizado pelo prefeito Eduardo Paes, que oferece oportunidades de lazer, conhecimento e dignidade. É uma iniciativa que dá voz e vez aos menos favorecidos”, ressaltou a secretária Marlí Peçanha.

Uma das participantes do roteiro, Amanda Ramos, presidente da Associação de Moradores da comunidade Asa Branca, situada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, elogiou o projeto.

”Muitas pessoas não conseguem ter acesso a alguns pontos turísticos da cidade porque precisam pagar ingressos, o que fica inviável para muitas famílias. E, com o ‘Turistando com a Comunidade’, temos essa oportunidade e possibilidade”, disse.

Andréa de Aleluia, vice-presidente da Associação de Moradores da comunidade do Vidigal, na Zona Sul, também falou sobre a experiência.

”Sou nascida e criada no Rio, mas não conhecia o Pão de Açúcar. Levar pessoas para conhecer locais turísticos e históricos da cidade é criar oportunidades e boas memórias para quem não tem acesso ao lazer”, afirmou.

Por fim, Cláudia Costa, presidente da Associação de Moradores da comunidade Sá Viana, no Andaraí, Zona Norte, ressaltou os benefícios do serviço.

”Estar no ponto mais lindo do Rio é a Prefeitura pensando em todos. Ofertar esse tipo de serviço é cidadania, dignidade e conhecimento. É levar as pessoas para onde elas sonham e não conseguem chegar”, concluiu.

De acordo com a Prefeitura, o projeto ”Turistando com a Comunidade” já beneficiou cerca de 5,5 mil moradores de favelas e periferias do Rio, com mais de 200 visitas guiadas, proporcionando acesso a bens culturais e de lazer.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Líderes comunitários do Rio visitam Morro da Urca e Pão de Açúcar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui