Liga do Natal passa por 10 municípios do Rio de Janeiro

Em dezembro, ruas e praças de 10 municípios receberão o projeto que conta com espetáculo teatral, filme, brincadeiras e distribuição de gibis entre as atrações

Foto: Juliana Chalita/Divulgação

A Liga do Natal é um projeto itinerante com atrações para toda a família. A programação, inteiramente gratuita, acontece em praças públicas, das 16h às 21h15, contando com espetáculo teatral, filme, brincadeiras e distribuição de gibis. A partir do dia 3 de dezembro, Paraty, Angra dos Reis, Niterói, Duque de Caxias e mais seis municípios, receberão a circulação do projeto.

“A Liga do Natal tem o propósito de reacender no público a magia natalina, a partir de atividades que promovam o encontro, a socialização e a partilha de valores como fraternidade e respeito às diferenças”, comenta a Diretora Geral Priscylla Mesquita. A acessibilidade é garantida: o espetáculo presencial e o filme contam com tradução em libras e audiodescrição, para que todos os públicos possam vivenciar as atrações.

Em uma narrativa leve e divertida, tanto a peça teatral quanto o filme – Liga do Natal, uma aventura no Rio – apresentam temas cotidianos e pautam questões como sustentabilidade, diversidade e inclusão. Na trama a personagem Mamãe Noel assume o protagonismo e é representada por atrizes negras. Nady Oliveira e Verônica Bonfim puxam o elenco, que também é composto por outros grandes nomes como Pietra Canle, Beto Vandesteen, Marcos Camelo, Luiz Borges, Paula Frascari, Cecília Viegas e Kelson Succi.

O espetáculo e o filme possuem roteiros originais que apresentam os personagens da Liga como uma grande família. “A ideia é criar uma identificação do público com os personagens e com as narrativas, que tratam da união de uma família para fazer o Natal acontecer. Além disso, temos um elenco representativo e diverso, que amplia essa conexão com o público”, afirma a Diretora Artística Flávia Muluc.

A Liga do Natal é derivada da Vila Encantada de Natal, que estreou em 2015, com realização da produtoraUniversus. De característica transmídia e multiplataforma, o projeto vai além da programação presencial e permite que crianças e adultos acompanhem os conteúdos exclusivos também no ambiente online – com trilhas originais da trama no Spotify, vídeos de receitas ou no estilo ‘faça você mesmo’ no Youtube e muitos memes divertidos alusivos à época no Instagram ou no grupo fechado no Whatsapp.

O projeto conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

  • SERVIÇO – LIGA DO NATAL
  • Dias: 03/12 à 17/12
  • Municípios: Paraty (03/12), Angra dos Reis (04/12), Duque de Caxias (08/12), Guapimirim (09/12), Tanguá (10/12), Iguaba Grande (11/12), Cantagalo (14/12), São Fidélis (15/12), Campos dos Goytacazes (16/12) e Niterói (17/12)
  • Horário: 
  • 16h às 18h – Brincadeiras na praça
  • 18h às 19h30 – Pré-estreia Filme “Liga do Natal – Uma aventura no Rio”
  • 19h30 às 20h10 – Apresentações culturais da cidade
  • 20h15 – Liga do Natal, a peça
  • 21h15 – Encerramento
  • Classificação: livre
  • Acessível em Libras e Audiodescrição
  • Gratuito
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui