Light encontra ‘gato’ de energia em clínica na Ilha do Governador

Segundo peritos da Polícia Civil, cerca de 66% do consumo de energia da clínica não era registrado pelo medidor. Dono da unidade fugiu do local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de conta de luz da Light - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Funcionários da Light identificaram mais um caso de furto de energia no Rio de Janeiro. Desta vez, o caso aconteceu na Estrada do Galeão, no bairro Jardim Carioca, na Ilha do Governador. Segundo a concessionária, o dono de uma clínica de odontologia teria feito um “gato” de energia. Ao notar a chegada dos trabalhadores e da polícia, o homem fugiu do local. A secretária do estabelecimento foi encaminhada à 37ª DP para prestar depoimento. O caso aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 5.

Segundo os funcionários da Light, a ligação clandestina realizada pelo dono da clínica teria como objetivo não permitir que o medidor aferisse o real consumo da unidade. Peritos da Polícia Civil, que estiveram no local, atestaram a fraude. Com o “gato”, aproximadamente 66% do consumo da clínica odontológica não era registrado.

A distribuidora amarga anualmente cerca de R$ 800 milhões de prejuízo gerado pelos furtos de energia. De acordo com a concessionária, de cada 100 clientes regulares, 34 que furtam energia. As práticas criminosas fazem com que o Rio de Janeiro seja uma das áreas mais complexas do Brasil em termos de concessão.

Advertisement

Atualmente, a Light atua em 31 municípios fluminenses. As favelas representam um grande desafio para a companhia, mas não as únicas responsáveis por este tipo de delito, que é praticado em toda a capital fluminense e municípios vizinhos. Para coibir os delitos a empresa atua em conjunto com o poder público.

O Código Penal, no artigo 155, tipifica o furto de energia como crime. A pena prevista é de até oito anos de prisão. Além de serem perigosas, pelo risco de causarem acidentes e incêndios, as ligações clandestinas prejudicam a população, pois gera sobrecarga na rede elétrica, o que pode ocasionar interrupções no fornecimento de energia. Os valores valores das contas de luz também são impactados pelos crimes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Light encontra 'gato' de energia em clínica na Ilha do Governador
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. o poder público tem é que agir em todas as comunidades onde os “pobres coitadinhos” que andam com carros quase zero, quando não zero e gastam energia indiscriminadamente, tem que parar com esse estigma que quem mora em favela é só fodido. muitos lá estão bem melhor do que os que lá não moram. mostrar força onde não tem maçarico apontado é mole.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui