Light fará uso de ‘IA’ para proteger animais silvestres do contato com a rede elétrica no Rio

Inicialmente, o projeto está sendo realizado em áreas com grande biodiversidade, como os bairros do Jardim Botânico, Recreio dos Bandeirantes e as Vargens

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Reprodução

A Light vem desenvolvendo um projeto que utiliza tecnologia para reduzir os acidentes de eletrocussão envolvendo animais silvestres nas áreas urbanas aqui do Rio. Apelidado de Conexão Selvagem, o projeto foi lançado oficialmente nesta quarta (02/03). O objetivo é mapear regiões mais vulneráveis e implementar medidas preventivas na rede elétrica para proteger a fauna local.

PUBLICIDADE

Em parceria com o Instituto Vida Livre e a Concert Lab, e com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o plano conta com um investimento de R$ 3,1 milhões. Utilizando Inteligência Artificial (IA), a iniciativa vai monitorar o comportamento dos animais, identificar os pontos de risco e propor melhorias na infraestrutura elétrica. Além disso, uma plataforma digital que analisará os dados coletados, ajudando a identificar os pontos mais críticos e a priorizar as ações de adaptação da rede elétrica.

Inicialmente, o projeto está sendo realizado em áreas com grande biodiversidade, como os bairros do Jardim Botânico, Recreio dos Bandeirantes e as Vargens. “Escolhemos essas regiões iniciais pelas características de vegetação e biodiversidade, repleta de árvores e animais silvestres que habitam ali. Através de câmeras e de tecnologia de ponta, faremos o monitoramento dessas espécies. Estamos dando um passo importante junto com nossos parceiros para minimizar os acidentes causados pelo contato dos animais com a rede elétrica, reforçando o compromisso da Light com a biodiversidade do Rio.”, explica Felipe Cruz, gerente de Meio Ambiente da Light.

O projeto já contemplou a criação de relatórios para iniciar suas ações em campo, além da definição da área de atuação. Também já realizou o planejamento e a instalação dos equipamentos fotográficos e sensores nos pontos estratégicos para obtenção dos dados.

Atualmente o Conexão Silvestre está em fase de desenvolvimento da solução da web, o que significa que estão sendo realizadas a estruturação e análise dos dados de ocorrências na rede elétrica da Light, obtendo dos dados geográficos e comportamentais, além de informações sobre relevo, clima e avistamento de animais nas regiões indicadas. Com base nessas informações, será feito o desenho inicial da ferramenta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Light fará uso de 'IA' para proteger animais silvestres do contato com a rede elétrica no Rioddr newsletter Light fará uso de 'IA' para proteger animais silvestres do contato com a rede elétrica no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui