Com o objetivo de incentivar o consumo consciente de energia em 16 favelas do RJ, a Light lançou o projeto Energia de Responsa. A iniciativa, que terá início às vésperas do verão, época de maior consumo de energia, também pretende estimular a economia por meio atividades educativas e eventos esportivos e culturais.
Durante o mês de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, a Light promoverá uma gincana intercomunidades e atividades para engajar os moradores sobre a importância de se consumir energia de forma consciente. A ação ocorrerá nas comunidades da Rocinha, Ladeira dos Tabajaras, Chapéu Mangueira-Babilônia, Vidigal, Pavão-Pavãozinho, Santa Marta, Cidade de Deus, Vila Kennedy, Mangueira, Jacarezinho, Lins, Alemão, Maré, Chapadão, Complexo da Penha e Dom Bosco (Pilar).
Durante o projeto, a Light irá medir a quantidade de energia injetada por comunidade e, a cada mês, corrigido pela variação da temperatura, comparar com o mesmo período do ano anterior. Para que os moradores possam acompanhar o desempenho da sua comunidade, foi criada uma nova medida, o “Responsa”. Quanto mais economia a comunidade fizer, mais “Responsas” ela ganha. E, quanto mais aumentar o consumo, mais “Responsas” ela perde. A disputa vai ser para ver quem ganha mais “Responsas” ao longo do projeto. A medição será atualizada e disponibilizada no site toda semana.
A cada mês, as três que mais economizarem energia receberão eventos comemorativos e prêmios. Haverá ainda uma premiação final para os moradores das três comunidades que mais economizaram ao longo de todo o período do projeto. Entre os prêmios que serão sorteados estão desde carros e motos até notebooks, tablets e celulares.
Para concorrer, os moradores das comunidades que receberão o “Energia de Responsa” deverão se inscrever pelo site , até o dia 15 de janeiro. O sorteio será realizado em março, pela Caixa Econômica Federal.
“Pretendemos, com esse projeto, além da reconstrução da relação com as comunidades, levar ações que mostrem a importância do uso consciente de energia, principalmente durante o verão, quando o consumo aumenta. Esperamos ter a participação dos moradores das comunidades, mas que a economia seja de todos. O país enfrenta a maior escassez de chuvas dos últimos anos e economizar ajuda a garantir a energia de todos”, explicou o gerente de Relacionamento com Comunidades e Eficientização da Light, Raimundo Santa Rosa.