Light pede à Aneel aumento emergencial da conta de luz para aliviar crise

Empresa passa por momento de desequilíbrio financeiro e acúmulo de dívidas que podem respingar no consumidor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Conta de luz da Light • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Distribuidora de energia do Rio de Janeiro, a Light apresentou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na semana passada, uma proposta que, entre outros pontos, envolve uma revisão tarifária extraordinária. A solicitação ao órgão relugador do setor conempla as atuais condições de prestação do serviço, da sustentabilidade econômica da empresa e discutiu potenciais ações que poderiam amenizar a crise financeira que a companhia atravessa.

De acordo com informações publicadas no jornal Estado de São Paulo, o Ministério de Minas e Energia também foi convocado para auxiliar na construção de uma solução, afirmou uma fonte. Caso fosse efetivada uma revisão tarifária, a companhia poderia ter maior fôlego para honrar seus compromissos. O grupo anda com o caixa apertado e os credores da companhia têm pressionado a empresa, que busca negociar prazo.

Em tempo, a Light tem conseguido evitar o pagamento de vencimentos junto a debenturistas e outros credores financeiros por meio de uma liminar que cessou as cobranças para que haja uma mediação, por um prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período.

Pelo menos metade dos credores está questionando o instrumento legal utilizado pela empresa para evitar execuções e a cobrança de suas dívidas, assim como a própria mediação. Parte deles também se reuniu com a Aneel para expressar sua indignação e alertar sobre os riscos ao mercado.

Advertisement

A Light alega que com a mediação não quer obter descontos nos compromissos, mas prazo para que possa conquistar uma solução mais definitiva para sua distribuidora, o que passa pela renovação de seu contrato de concessão, já que o atual vence em 2026

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Light pede à Aneel aumento emergencial da conta de luz para aliviar crise
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Bem simples assim, o povo é que tem que pagar o pato, isso é uma vergonha, e mais vergonhosa é uma proposta desta, chega de ficar pagando as contas dos outros, se não tem condições espero que os órgãos responsáveis pelo direito do consumidor e o ministério público se manifeste a essa a aberração.

  2. Se tem muitos gatos é justamente por causa disso, tarifa alta. Lógico que a malandragem e a bandidagem também tem contribuído muito nisso, aliás em muitas outras coisas no Rio de Janeiro. Se nada for feito o rio de Janeiro entra em colapso.

  3. Uma das tarifas mais caras do Brasil, e alega que a culpa é dos gatos, ou seja nós pagamos a conta não a empresa. Final do ano foi concedido um empréstimo e autorizado um reajuste na conta de energia a partir de janeiro, para pagar o empréstimo, ou seja já estamos pagando por esse empréstimo, agora quer reajustar a tarifa porque não conseguiu organizar as finanças…. parece aquele filho que foi morar só, porém continua pedindo dinheiro pro pai pq não sabe se organizar financeiramente! Até quando vamos continuar pagando pela incompetência dessa empresa? O número de processos na justiça devido a má prestação de serviços e por empurrar multa por gatos sem a pessoa ter só aumenta, a dívida da empresa se dá por péssima administração e não pela conta não fechar com o que ganha vs o que gasta para manter o serviço.

  4. uma empresa gere mal seu negócio, bota a culpa na covid, afunda-se em dívidas e depois quer jogar nas costas do consumidor.

    tecnicamente tá falida. tira a concessão dela e faz novo leilão.

  5. Interessante…. O consumidor se esforça em economizar e o fornecedor tenta aumentar o custo do produto junto aos Órgãos Competentes.
    Primeiramente, faça a lição de casa. Promova corte de despesas. Se reparar tem as empresas contratadas para serviços que normalmente tem três ou quatro funcionários executando o serviço. Será que precisa de tanto.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui