A concessionária Light deu um importante passo para a modernização da rede elétrica da Ilha do Governador e de Paquetá ao receber, no último fim de semana, as bobinas de cabos que serão instaladas na nova rede subterrânea da região. Com cerca de 1,3 quilômetro de extensão, os cabos foram fabricados em Poços de Caldas, Minas Gerais, pela Prysmian, sendo a primeira vez que um cabo submarino é produzido no Brasil. A fabricação nacional reduziu significativamente o tempo de espera, levando quatro meses, em comparação ao prazo de um ano caso os cabos tivessem sido importados. No total, a obra contará com 11 mil metros de cabos.
Esta entrega marca o início da terceira fase das obras de renovação da infraestrutura elétrica da região, com previsão de início para outubro. O lançamento dos cabos será iniciado na próxima semana, dando início à etapa final do projeto de modernização.
Desde agosto de 2023, a Light tem trabalhado na atualização da infraestrutura elétrica, incluindo a implantação de uma rede submarina para garantir uma melhor distribuição de energia. No mês passado, a empresa concluiu, de forma antecipada, a segunda fase das obras, que envolveu a implementação de um circuito de transmissão reforçado. Essa ação foi fundamental para restaurar o cabo de energia que apresentou defeito em julho. Com a conclusão, a carga que vinha sendo fornecida por geradores foi transferida gradualmente para a rede da Light, e os geradores, agora em modo de emergência, foram desligados.