Lilia: um dos melhores restaurantes do Rio

Sob o comando do chef Phil Fonseca, a casa é um orgulho para quem ama uma boa gastronomia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Paulo Vitor Rodrigues

Localizado em um casarão centenário no bairro da Lapa, é possível dizer sim que o Lilia é um dos melhores restaurantes do Rio. A sua cozinha contemporânea impressiona pelo seu vigor, juventude, criatividade e, acima de tudo, talento. É o tipo de lugar que se precisa ir aberto para conhecer novos sabores e se surpreender. Pois é isso o que a casa proporciona.

Quem comanda o Lilia agora é o chef Phil Fonseca, mais um talento descoberto pelo proprietário da casa, Lúcio Vieira. Meticuloso, ele procura empregar modernas técnicas de preparo na elaboração dos pratos dos menus que mudam toda semana, sempre utilizando ingredientes sazonais. O resultado disso é muito sabor, frescor e equilíbrio pelo preço fixo de R$112 (entrada, principal e sobremesa).

A criatividade que escrevi acima se fez presente em uma das entradas que provei. A carne crua com maionese de ostra, brioche tostado, gergelim negro, massago, alga nori e cebolinha. Um mix de culinárias diferentes em perfeita harmonia. O olho de boi cru com emulsão de tucupi, picles de kiwi e óleo de coentro segue a mesma linha, assim como a bagna cauda de sardinha com alface romana na brasa, farofa de pão e cebolete.

O prato que sintetizou fidedignamente tudo o que mencionei sobre o Lilia foi o galeto defumado com polenta de soro de iogurte, milho com pimenta de cheiro, quiabo em conserva, almeirão e farofa de bolo de milho. A ave chega à mesa bem tenra, fruto do preparo feito num josper, um equipamento espanhol que combina forno e grelha com brasa. Os demais ingredientes são um verdadeiro parque de diversões de sabores.

Advertisement

Leia também

MP é acionado para investigar manifestantes que declaram apoio ao Hamas na frente da Câmara do Rio

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

Sempre há uma opção vegetariana no menu. O prato da ocasião foi um nhoque de massa choux com molho de cogumelo defumado, abobrinha tostada, crocante de baroa, shitake, castanha de caju e azedinha. Uma deliciosa brincadeira de texturas.

As sobremesas atiçaram ainda mais o paladar. O mousse de queijo com geleia de tomate, pó de tomate, crocante de manteiga queimada, poejo, pimenta do reino e farelo de leite foi só suspiros. E a ganache de maracujá com pão infusionado com manjericão, óleo de cardamomo e sablé de coco foi quase amor à primeira colherada.

Que surpresas o Lilia preparou para esta semana? Impossível não ter essa curiosidade depois de conhecer a casa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lilia: um dos melhores restaurantes do Rio

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui