Para alertar os motoristas sobre os riscos da direção sob a efeito de álcool, a Linha Amarela receberá, nos dias 24 e 31 de dezembro, ações das equipes de educação e conscientização da Operação Lei Seca. Com o apoio da Lamsa, concessionária que administra a via, agentes de educação PcD (Pessoa Com Deficiência), cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito, estarão na Praça do Pedágio, das 9h às 13h, distribuindo materiais informativos (ventarolas e revista Soprinho).
A véspera de Natal e o último dia do ano foram as datas escolhidas para a iniciativa por serem dias de comemoração, quando as pessoas se reúnem em festas e confraternizações, aumentando o risco de acidentes causados pela ingestão de álcool.
“A ideia é reforçar que bebida e volante não combinam e oferecem um risco enorme para todos que trafegam pela via, motoristas e passageiros. Nós acreditamos que ações como essa servem de alerta para os condutores”, afirma José Carlos Viana, gerente de operações da Lamsa.
Os agentes PcD participantes estarão uniformizados e localizados ao lado das cabines do pedágio. A iniciativa, promovida pela Operação Lei Seca, tem somente caráter educativo.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é considerado infração gravíssima sujeita à multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.