Uma antiga reivindicação da Região Metropolitana do Rio pode finalmente se concretizar. A tão esperada Linha 3 do Metrô, que ligaria o Rio de Janeiro a Niterói, está mais perto de se tornar realidade. Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e o futuro de Niterói, Rodrigo Neves, prometeram avançar com a construção da linha caso as duas cidades vençam a disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.
A proposta da Linha 3 do Metrô é discutida desde 1968 e inclui a construção de um túnel submerso sob a Baía de Guanabara para conectar as duas cidades. Em 2015, o custo estimado da obra era de US$ 2,57 bilhões. A perspectiva de que a linha saia do papel vem ganhando força após o compromisso público das autoridades locais e o envolvimento das duas prefeituras em um projeto conjunto.
Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói, afirmou que o diálogo com o governo estadual está aberto e que o projeto conta com o apoio do município. O investimento total previsto para a obra seria de R$ 4,5 bilhões. A carta confirmando o interesse das duas cidades em candidatar-se para sediar o Pan de 2031 já foi entregue ao Comitê Olímpico Internacional.
Eduardo Paes também demonstrou otimismo em relação ao projeto e lembrou que a Linha 3 pode seguir o mesmo caminho da Linha 4 do Metrô, que ligou a Barra da Tijuca à Zona Sul carioca. Paes destacou a viabilidade do projeto e fez referência ao Porto Maravilha, grande projeto de revitalização do centro do Rio que incluiu a construção de nove quilômetros de túneis na região central da cidade.
Mais uma obra super faturada, mais desvios de verba, mais propinas, e mais enganação. O Brasil não muda nunca!
Eduardo Paes entusiasmado com alguma coisa pode ter certeza q ele tá pensando apenas na visibilidade política. Se essa desculpa do PAN ajudar a sair do papel a linha 3, estarei torcendo. Porém q ele não com idéias de modificar traçados apitando projetos como o Cabral fez com a linha 4 para a olimpíadas e o BRT Transcarioca ocupando o traçado quase total da antiga linha 6 Galeão X Alvorada, feito pelo Paes que não se move para implantação do metrô tão urgente em toda a cidade, principalmente no eixo Galeão – zona Norte – Jacarepaguá – Barra tão necessário. Em vez disso quer colocar VLTartarugas. E LEMBRANDO….É PRIORITÁRIO A LINHA 2 SEGUINDO PARA A ESTÁCIO – CATUMBI – CRUZ VERMELHA – CARIOCA E PRAÇA XV….O FECHAMENTO DO ANEL DA LINHA 1 GÁVEA X URUGUAI OU MUDA…..E A LINHA 4 É ALVORADA X CARIOCA OU HARMONIA VIA GÁVEA, JARDIM BOTÂNICO, HUMAITÁ, BOTAFOGO E LARANJEIRAS. LINHA 3 NÃO É LINHA 4 E A LINHA 1 NÃO É TRIPA PAVUNA – JARDIM OCEÂNICO…….isso tudo é gambiarra de corrupção Cabrônica.
LEMBREMOS TBM DA LINHA 5 ENTRE AEROPORTOS PROMETIDA PARA O PAN DE 2007 QUE NUNCA SAOU DO PAPEL.
A L3 do Metrô só não saiu por duas razões: loby (pra não dizer máfia) das empresas de ônibus e a pura falta de interesse do Governo do Estado. E a participação do Municípios (Rio, Niteroi e São Gonçalo) seria mínima. Sendo uma PPP, a verba seria em sua maior parte do ente privado e do Gov Federal. Duvido muito que o projeto seja municipalizado! E Paes tá de olho na candidatura dele pra Governador, bem sabemos disso.
O fato é que até o momento anda a passos de cágado os ajustes e definição de novo pregão pra estudos técnicos da L3, após a suspenção da licitação por parte do TCE-RJ por suspeita de ”irregularidades técnicas”..
Pra termos ideia do quanto a L3 é uma mina de ouro e tem total viabilidade (é um negocio rentável já que o deslocamento origem x destino é o 2° maior do país), ate a C RRC Corporation Limited, empresa de infraestrutura chinesa, já apresentou em 2023 proposta para construção e operação da Linha 3 ao Gov RJ!
Há alguns anos eu, inocentemente, ficaria otimista com uma notícia dessas. Mas mas hoje, impossível. Pois a bizarrice já começa no fato de se condicionar uma obra proposta em 1968(!!!!) a um evento e não às necessidades básicas da população. Pode-se até argumentar que grandes eventos têm o poder de facilitar investimentos e movimentações neste sentido, mas, pergunte ao morador da Vila do Pan, que tipos de pensamentos ele tem quando sabe que se iludiu ao comprar um apartamento por lá. E os motoristas que trafegaram no caos absoluto da Av Brasil entre 2015 e 2023 (previsto para 2016!!!!), quando finalmente as obras do malfadado BRT, que até pela falta de conexões ao longo da via deve ser sub utilizado. Além disso, qual foi legado de tudo que se construiu para as olimpíadas?
Passa menos ridículo quem acredita em mula sem cabeça….
O capitalismo não é um sistema voltado para a produção de bens socialmente relevantes, pela relevância em si. Precisa de uma mediação de necessidades do Capital e/ou sobreposição de contingências como este.
na mosca – ja vimos esse filme