Já está valendo! A partir desta segunda-feira (11/03), motoristas que trafegam pela Linha Vermelha, com destino à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), devem estar atentos às novas regras de utilização da faixa dedicada, conforme informado pela CET-Rio. Após uma semana educativa, com orientações por parte de agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal, o sistema de fiscalização eletrônica entra em vigor para garantir o cumprimento das normas.
A faixa dedicada, tem um extensão de 2.200 metros na pista sentido Baixada Fluminense, entre a ponte da Linha Amarela e o acesso à Ilha do Governador. A pista foi implementada com o objetivo de melhorar o fluxo na via. Segundo dados da CET-Rio, cerca de 90 mil veículos circulam diariamente nesse trecho, dos quais aproximadamente um terço segue em direção à Ilha do Governador, enquanto o restante continua rumo à Baixada Fluminense.
Com o aumento do número de voos no Aeroporto do Galeão, o fluxo de tráfego em direção à Ilha do Governador aumentou 17% entre setembro de 2023 e janeiro de 2024. A previsões é que esse volume continue a crescer, alcançando cerca de 30% até o final de 2024.
Apenas a faixa mais à esquerda do fluxo está destinada ao acesso à Ilha do Governador e ao aeroporto. Isso evita estrangulamentos na bifurcação Ilha/Baixada, melhorando a fluidez do trânsito ao longo de todo o trecho.
Para garantir o cumprimento das regras, um sistema de fiscalização eletrônica foi implementado ao longo do trecho, com leitura dupla das placas. Veículos que utilizarem a faixa dedicada devem obrigatoriamente seguir para a Ilha do Governador. O não cumprimento dessa norma resultará em infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.
Toda a sinalização específica, tanto vertical (placas de regulamentação) quanto horizontal (pinturas no pavimento), foi implantada para esclarecer os motoristas sobre as regras de utilização da faixa dedicada e o trecho onde ela está em vigor.