Linha Vermelha já teve 13,5 km das pistas restaurados pelo Governo do Rio

Intervenções visam garantir segurança aos motoristas, além de melhorar o acesso ao Galeão. A via também vai receber 39 câmeras de segurança e luminárias de led

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crédito: Rogério Santana

O Governo do Estado do Rio, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), concluiu mais uma etapa de recuperação da Linha Vermelha, no trecho sob a sua administração. Os 13,9 quilômetros da pista passaram por fresagem e instalação da primeira camada de asfalto 10 no sentido São Paulo. No sentido oposto, os mesmos serviços foram realizados em 3,5 quilômetros. Ao todo, somando os dois sentidos da Linha Vermelha, serão 13,5 quilômetros de asfalto recapeado, com a etapa final sendo a pavimentação.

Com investimento previsto de R$ 70 milhões, o projeto visa melhor o acesso da Ilha do Governador e da Baixada Fluminense, na altura de Duque de Caxias. A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), responsável pelas intervenções, também instalará lâmpadas de led, 39 câmeras de monitoramento e sinalização vertical e horizontal ao longo da via. Serão, ao todo, 37 quilômetros de pista ida e volta e acesso de retorno recapeados.

“Essa obra era esperada pelos motoristas há vinte anos e está se concretizando agora. Com a Nova Linha Vermelha, estamos garantindo um asfalto de qualidade e mais segurança para quem viaja em direção à Baixada e ao interior. É uma obra importante porque beneficia a população e melhora o acesso ao aeroporto do Galeão, que está sendo revigorado”, comentou o governador Cláudio Castro (PL).

Os condutores que passam pela via expressa já atestaram as melhoras geradas pelas intervenções governamentais:

Advertisement

“O recapeamento de asfaltos nos traz com certeza mais segurança. Já percebi isso aqui na Linha Vermelha. Sem buracos, a chance de acidente diminui muito, trazendo muita segurança. É visível a melhora”, declarou o comerciante Amois Florentino Ribeiro, que passa todos os dias pelo local.

O secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB), lembrou que a população espera pelas intervenções há mais de 30 anos. Para ele, que tem vistoriado as obras, a evolução dos trabalhos tem sido satisfatória.

“Tenho acompanhado de perto o andamento das intervenções, que estão a todo vapor. A obra tão aguardada está se tornando realidade e vai beneficiar milhares de motoristas que passam diariamente por essa importante via, entre a llha do Fundão e a Dutra. Depois de 30 anos de inauguração do trecho, a população merece todas essas melhorias. Em breve, teremos uma nova Linha Vermelha”, comentou Washington Reis, sendo validado pelo revendedor de carros Leandro Lima, de 48 anos, que ressaltou a importância da nova iluminação: É uma intervenção muito necessária. A iluminação da rodovia junto com as câmeras de segurança vão nos dar mais tranquilidade para quem transita pela via”.

Franklin Belfort, engenheiro civil da empresa que executa as obras, explicou as etapas de restauração asfáltica da Linha Vermelha que, ao ser terminada, proporcionará aos condutores melhores condições de dirigibilidade.

“Estamos na fase do reforço do asfalto, que é mais grosso para dar uma melhor resistência. Posteriormente, colocaremos a capa asfáltica final. Este serviço que está sendo feito deixa a pista mais suave, sem buracos, fundamental para evitar acidentes”, explicou Belfort.

De acordo com o Governo do Estado, até o final do ano, as 39 câmeras da Linha Vermelha estarão sob a responsabilidade do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado da Polícia Militar. Ainda em processo de licitação, o projeto de videomonitoramento fluminense está orçado em R$ 84 milhões. Pelo projeto, as câmeras de alta resolução serão instaladas em vias expressas, túneis, orlas e em algumas favelas. Alguns dos equipamentos contarão com software de leitura de placa, para a identificação de veículos furtados ou roubados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Linha Vermelha já teve 13,5 km das pistas restaurados pelo Governo do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui