Em um mundo pós-pandemia, onde cada dia que passa nossa sociedade se torna mais estressada, ansiosa e deprimida, a meditação passou a ser uma necessidade para manter a saúde mental e emocional e, evidentemente, conquistar um melhor equilíbrio.
Conciliar essa ferramenta maravilhosa com um background incrível, de preferência em contato com a natureza, pode potencializar ainda mais seu poder e ampliar seus benefícios, facilitando não só a prática, mas indo além da prática e a tornando um programa bem especial.
E o Rio de Janeiro está cheio de lugares perfeitos para exercitar o hábito da meditação. Separei 10 lugares bem especiais para sua prática:
- 1- Jardim Botânico
Um dos lugares mais incríveis para uma prática, onde buscamos nos conectar com a paz interior. O ar puro que é ofertado pelas belíssimas plantas do parque já te coloca naturalmente em um estado mais meditativo. Assim como o som da própria fauna local.
- 2- Arpoador
Um dos meus lugares prediletos no Rio, principalmente no pôr do sol. O som do mar e a brisa que vem dele trazem o ar de renovação que buscamos muitas vezes ao meditar.
- 3- Parque Lage
O local oferece contato direto não só com a natureza, mas também com as artes trazendo um ar inspirador para uma prática meditativa.
- 4- Praia da Joatinga
Meditar na praia da Joatinga é espetacular, o cenário é divino e de fácil acesso se for de carro. O nascer do sol por lá fica ainda mais lindo.
- 5- Pedra Bonita
Para chegar ao local indicado para meditar, o topo da Pedra Bonita, é preciso percorrer 1km de trilha considerada nível moderado em meio da mata; respirando ar puro e com uma conexão total com a natureza. Ao chegar ao topo da pedra, estique sua canga e inicie sua prática. Quando terminar, apenas contemple o visual maravilhoso a sua frente.
- 6- Vista Chinesa
Você pode já iniciar com meditação ativa enquanto vai de bike contemplando o caminho. Ao chegar escolha um espaço para chamar de seu e inicie sua meditação. Até a chegada ao mirante você terá uma panorâmica incrível do Rio de Janeiro, com visão privilegiada dos grandes atrativos da cidade.
- 7- Praia do Secreto
Por se tratar de um acesso bem reservado, poucas pessoas conhecem. Sendo assim, garante uma experiência de mais tranquilidade e privacidade em meio a uma linda praia.
- 8- Vale do Amor – Petrópolis
Um verdadeiro santuário ao ar livre, em meio às montanhas de Petrópolis com uma pequena queda de cachoeira que torna a experiência ainda mais meditativa ao som do barulhinho de queda d’água. Além da possibilidade de se tornar um super programa de um dia inteiro.
- 9- Parque da Cidade, em Niterói
A distância da cidade e a altitude já propiciam uma tranquilidade nata para a prática de meditação. Assim como fazê-la seguida da própria trilha necessária para chegar ao pico do parque.
- 10- Paineiras
Dentro da Floresta da Tijuca em meio à uma natureza abundante, que já nos conecta naturalmente ao nosso estado de paz. Ainda pode finalizar com um banho de água doce de uma das cachoeiras locais lavando literalmente a alma.
Lembrando que os lugares públicos estarão mais tranquilos em horários bem cedinho e meio de semana.
Me siga também nas redes sociais:
Instagram: @rosaneventura
LinkedIn: Rosane Ventura https://www.linkedin.com/in/rosaneventuraa
YouTube: O Yoga que eu Acredito