Lista: onde tomar as melhores caipirinhas do Rio de Janeiro

Listamos os 20 lugares que oferecem das tradicionais as mais exóticas e saborosas caipirinhas da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Caipirinha do Beneh Gastrobar (Foto Divulgação)

Em meio à vibrante cena gastronômica do Rio de Janeiro, onde cada esquina conta uma história de sabores, há uma jornada sensorial única reservada para os amantes de boas bebidas. Não se trata apenas de degustar, mas de embarcar em uma viagem pelos recantos da cidade, descobrindo as mais autênticas e exóticas caipirinhas que refletem a alma carioca.

O drink é tão popular que ganhou status de patrimônio imaterial do estado em 2019, quando o então governador Wilson Witzel sancionou o projeto do deputado estadual Paulo Ramos (PDT/RJ). Apesar de muito falado, nem sempre é fácil encontrar o drink feito da maneira tradicional. Caipirinha que é caipirinha é feita de cachaça, limão, açúcar, gelo, e só. Mas o carioca é criativo e versões com outras frutas também fazem parte dos cardápios dos bares e restaurantes. Para ajudar os nossos leitores, o DIÁRIO DO RIO montou uma lista com os melhores lugares para se tomar uma verdadeira caipirinha à base de cachaça no Rio de Janeiro.

1- Academia da Cachaça – Leblon e Barra A Academia da Cachaça é um verdadeiro templo da caipirinha. Com uma extensa carta de cachaças e frutas, este lugar no Leblon é perfeito para quem busca variedade. Experimente a tradicional com limão, mas não deixe de provar a de abacaxi com capim-santo para uma explosão de sabores tropicais.

Endereço: Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon / Av Nuta James 65, Loja L – Barra da Tijuca

Advertisement

Leia também

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

2- Chanchada Bar – Botafogo É o queridinho do pessoal descolado que frequenta a região. A caipirinha clássica costuma ser pedida com torresmo de barriga de porco. Com apenas sete lugares no balcão e poucas mesas na calçada, o lugar oferece a bebida em pé ou sentado, ao gosto do freguês.

Endereço: Rua Gen. Polidoro, 164 b – Botafogo

3- Itahy – Ipanema e Leblon Rede de bares tradicional da cidade e que oferece a clássica caipirinha no sabor que a bebida deve ter.

Endereço: R. Barão da Torre, 334 – Ipanema / Rua Maria Quitéria, 74 A – Ipanema / Av. Ataulfo de Paiva, 1060 – Leblon

4- Bar do Mineiro – Santa Teresa Se você busca uma experiência autêntica e tradicional, o Bar do Mineiro, em Santa Teresa, é o lugar certo. Conhecido por suas caipirinhas simples e saborosas, este boteco é frequentado tanto por locais quanto por turistas em busca de uma atmosfera descontraída e autêntica carioca.

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa

5- Espaço Lapa Café – Lapa Para os amantes de caipirinhas exóticas, o Espaço Lapa Café tem uma proposta diferente da imensa quantidade de bares que são encontrados no bairro e é uma parada obrigatória. Localizado no coração da Lapa, este espaço oferece opções únicas, como a de tangerina com gengibre. Aproveite o clima boêmio da região enquanto degusta uma das melhores caipirinhas da cidade.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 453 – Lapa

6- Bar da Cachaça – Lapa Famoso não somente por causa da caipirinha, o bar se tornou referência após o sucesso da música “Chico”, de autoria da cantora Luísa Sonza. O estabelecimento tem mesas dispostas na calçada e recebe a clientela ao ar livre, oferecendo bebidas de variados sabores com preços convidativos. Com os diversos rótulos de cachaça à mostra, ele é conhecido como ponto de encontro e é comum o frequentador beber no balcão.

Endereço: Avenida Mem de Sá 110 – Lapa

7- Escama – Jardim Botânico Restaurante do chef Ricardo Lapeyre, a caipirinha de limão galego e caju são pedidas certas do cardápio, que utiliza as melhores cachaças do mercado.

Endereço: Rua Visconde de Carandaí, 5 – Jardim Botânico

8- Mureta da Urca – Urca Para uma vista panorâmica da Baía de Guanabara, o Mureta da Urca é o lugar perfeito. Este ponto de encontro popular entre os locais oferece não apenas uma variedade de caipirinhas deliciosas, mas também uma atmosfera animada. Experimente a versão de maracujá com pimenta para uma experiência única.

Endereço: Mureta da Urca – Urca

9- Galeto Sat’s Conhecido por seu delicioso galeto, o Galeto Sat’s também é uma ótima opção para apreciar uma caipirinha bem feita. O ambiente descontraído e acolhedor é um convite para saborear essa bebida típica brasileira. O bar tem um dos maiores acervos de cachaça do Rio e uma seleção de frutas variadas, mas a clássica de limão é a mais pedida.

Endereço: Rua Real Grandeza, 212 – Botafogo

10- Bar Urca – Urca O tradicional Bar Urca é uma instituição carioca que oferece uma experiência única à beira-mar. Além da extensa carta de petiscos, o bar é famoso por suas caipirinhas refrescantes. Misto de bar e ponto turístico do Rio, a versão de frutas vermelhas é uma escolha popular entre os frequentadores, que podem desfrutar da vista para o Pão de Açúcar.

Endereço: R. Cândido Gaffrée – Urca

11- De Lamare – Ipanema Quiosque na Orla de Ipanema, lota em dias de sol. Oferece a bebida em vários sabores de fruta, mas a de morango está entre as mais pedidas. O local é perfeito também para ver o pôr do sol e o Morro Dois Irmãos acompanhado de uma típica e saborosa caipirinha.

Endereço: Quiosque de Lamare: Av. Vieira Souto, 110 Posto 8 – Ipanema.

12 – Quartinho Bar – Botafogo É um bar onde o balcão oferece experiências mágicas. Caipirinhas exóticas com cachaça de jambu para promover uma leve dormência na boca é um dos drinks mais diferenciados desta lista. A casa costuma adoçar com mel, mas o local oferece também a clássica caipirinha feita de forma tradicional.

Endereço: Rua Arnaldo Quintela, 124 – Botafogo.

13 – Guimas – Gávea Estiloso bistrô carioca a reboque de uma cozinha internacional com alma de botequim, aliando simplicidade, boa comida e ambiente descontraído. A caipirinha de lima da pérsia costuma ser a pedida mais frequente, mas a versão clássica de limão tradicional e cachaça também tem seus admiradores.

Endereço: Rua José Roberto Macedo Soares 5, Gávea

14- Gávea Beach Club – São Conrado Um dos quiosques mais badalados de São Conrado também aposta na refrescância desse drink tipicamente brasileiro. As caipirinhas do Gávea Beach Club são de alta qualidade, elaboradas com frutas frescas e ingredientes especiais. Tudo o que você precisa para aproveitar o melhor que um dos bairros mais bonitos do Rio tem para proporcionar.

Endereço: Av. Pref. Mendes de Morais, s/n – quiosque QS04 A e B – São Conrado

15 – Joaquina – Copacabana Restaurante aconchegante com um pátio coberto, culinária brasileira criativa e caipirinhas de beber degustando. A versão de caju com limão, batizada de Dandara, é a dica para quem quiser variar do clássico.

Endereço: Av. Atlântica, 974 – Loja A – Copacabana

16- Jobi – Leblon Patrimônio cultural carioca, o bar foi inaugurado em 1956 e mantém suas portas abertas durante a madrugada. A clássica caipirinha com limão, gelo e açúcar sai a noite toda e durante o dia também. A versão de lima da pérsia também é oferecida com as melhores marcas de cachaça.

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1166 – Leblon

17 –Barraca da Fátima – Lapa Em um ambiente autêntico e artesanal, essa barraca se destaca por suas caipirinhas feitas à moda antiga, com uma variedade de frutas, sendo a clássica de limão o grande destaque. Sob a administração da proprietária, o estabelecimento abre suas portas diariamente a partir das 18h, tornando-se o ponto de encontro ideal tanto antes quanto depois das animadas noitadas.

Endereço: Rua Joaquim Silva, 135 – Lapa

18- Beneh Gastrobar – Tijuca No polo gastronômico da Tijuca, o Beneh é um bar que respira cultura, é super charmoso e bem carioca. Lá você encontrará uma carta variada de drinks, que conta com um trio de caipirinhas como a de abacaxi com hortelã, kiwi e tangerina. O gastrobar tem uma proposta de aconchego e todos têm a oportunidade de degustar caipirinhas deliciosas e apreciar o clima desse bairro tão boêmio e histórico do Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Dona Maria, 9 – Tijuca

19 – Bar Armazém São Thiago – Santa Teresa Com mais de 100 anos de história em Santa Teresa e conhecido também como Bar do Gomes, tem mais de 100 rótulos de cachaça no cardápio, de diferentes estados do país. Cada detalhe, desde a fachada até os cartazes na parede e o mobiliário, respira a tradição que torna este estabelecimento único. E, claro, a clássica caipirinha é preparada da maneira original, preservando o sabor autêntico que atravessa décadas de história.

Endereço: Rua Áurea, 22 – Santa Teresa (zona central)

20 – Brasa Gastronomia e Drinkeria – Ilha do Governador Restaurante que serve de tudo, inclusive uma boa e tradicional caipirinha.
Endereço: Praça Jerusalém, 08 – Praia da Bica – Jardim Guanabara

Receita: Como fazer uma boa caipirinha

  • O limão deve ser cortado em rodelas.
  • Coloque o açúcar, o limão e macere para liberar o óleo da casca do limão. Cuidado para não amassar muito. Pode amargar a bebida.
  • Caipirinha preferencialmente é mexida, mas pode ser batida também na coqueteleira.
  • O copo deve ter boca larga
  • Gelo à gosto
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lista: onde tomar as melhores caipirinhas do Rio de Janeiro

Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui