Má notícia para quem gostava de ir matar o tempo na Livraria Cultura, na Senador Dantas, Centro, de acordo com o blog do Ancelmo, a livraria, assim como o Teatro Eva Hertz, que funcionava no local, fecharam as portas hoje. Inaugurada em 2012, a Livraria Cultura passou a ser um dos grandes pontos de encontro dos amantes de livros do Rio de Janeiro.
A forma como a Livraria dispunha as obras era muito marcante. A ideia era de se perder em meio aos livros não é um exagero se considerarmos que os livros são posicionados em estantes que formam uma espécie de labirinto. E o imóvel não era pequeno, com quatro andares e 3.2 mil metros quadrados.
O local onde estava a Livraria Cultura foi o antigo Cine Vitória, que funcionava no prédio Rivoli entre 1942 e 1993. Após anos de abandono e ter sido ocupado por moradores de rua, o espaço, nos anos 2000, ganhou um novo capítulo passando por reformas até culminar na abertura da Livraria Cultura, em 2012. Veja mais sobre a história do edifício neste artigo de Felipe Lucena.
Sobre a Cultura, a empresa vem passando por sérios problemas financeiros, incluindo dificuldades para pagar as editoras. E essa não é a primeira loja dela no Brasil a fechar as portas. Agora é torcer para que o local não fique por muito tempo fechado.
lamentável o fechamento da livraria. Um país sem cultura e um país sem alma.
Enquanto outros países se preocupam com a cultura, os nossos jovens estao a merce. Teatros,cinemas,escolas fechando questiona se aonde vamos parar ? esse funeral da nossa cultura.
Realmente uma pena… Uma livraria daquele tamanho sendo fechada em um dos principais Estados do Brasil. Realmente era um ambiente agradável.
O Rio Triste de Janeiro. O ano inteiro. O Brasil vive a cultura da descultura.
São Paulo é paulada todo dia. Como nossa cultura agredida ferida largada cultura.
Li. li Livros li,li Livrarias não nos abandones, Porque nós abandonamos a. Por favor livros livrarias livreiros livristas ? Não consigo me livrar. Livrar-me deste vicio de ler, Cada livraria que fecha grande ou pequena.
Para mm é um genocídio cultural. O pior que não podemos culpar os nazistas ou maoístas.
Não me culpe, não somos culpados. Quem é culpado então? Os livros…
Jorgever Oliveira.
Muito, muito triste, arrasado mesmo.
Meu endereço favorito no Centro do RJ; ia até lá pelo menos dois Sábados por mês, comprava sempre livros, tenho dezenas de livros comprados na Livraria Cultura, alguns DVDS e muitas fotos. Ia várias vezes, também, ao sair do trabalho, durante a semana.
Durante muito tempo, enviava e-mails para a Cultura, pedindo que abrissem uma filial no RJ, era um sonho realizado. ARRASADO.
Muito triste.
Sugiro à Livraria Cultural se unir a Livraria Saraiva e criar no local uma livraria diferenciada, onde não apenas haverá livros, mas também atividades com o público. O Rio de Janeiro merece manter o local .
Que triste, não moro no Rio mas adoro livrarias. Fica a impressão de que este é só o começo do que virá daqui pra frente. A Cultura sempre foi mais cara que as outras, mas também menos comercial e mais cultural. Tem muitos livros que não tem nas outras. Que triste.
Daqui para frente? Quem destruiu o centro do Rio foi o Dudu Paes com sua parceria com cabral e lula. Com suas mirabolantes e superfaturadas obras , tipo ciclovia que cai e BRT que esfarela, o dinheiro foi para o ralo. A cidade junto. Culpar o futuro é muita falta de análise. Lembrando que o vice-prefeito do Paes era Adilson Pires do PT.
Que notícia triste!! Passei muitas horas felizes na Cultura e amo aquela arquitetura que eles respeitaram e preservaram com grande cuidado. E espero de coração que o prédio não seja transformado em igreja evangélica, tal como fizeram tristemente aqui na Praça Saenz Penna.
Boa noite não somos moradores de rua e sim pessoas que acreditamos que todos tem direito a uma mora dia digna se quiser saber mais da nossa história só nos procurar na rua alcindo guanabara 20 e contaremos um pouco da nossa luta tenha uma ótima noite grata pela atenção
Sou um frequentador da Livraria Cultura aqui de São Paulo no Conjunto Nacional. De tempos para cá o número de frequentadores diminui muito. Eles fazem promoção vendendo até pelo preço da Internet. Creio que a crise econômica e o nível lastimável da educação e cultura levou a essa situação.
triste demais, era a coisa mais bela quando eu saía do trabalho e dava uma passada la e “perdia” 1,2 horas sem perceber. Que pena, o espaço é lindo! Mas na realidade eu mesmo pouco comprava la pq era sempre consideravelmente mais cara que os concorrentes
Lamento o fechamento. Menos um espaço Cultural… Onde vamos parar??!!
Oi Quintino! Salve!
Seguinte; a livraria é maravilhosa realmente e dentro de um cinema incrível. Foi muito legal terem respeitado a arquitetura do prédio e sempre que ia ao Centro passava lá.
Minha percepção da coisa, além dos problemas financeiros é que a direção nada fazia para atrair clientes. Sabemos que a Senador Dantas é uma rua meio escondida e funciona mais como passagem de pessoas.
Penso que faltou a presença de Bibliotecários para fazer um estudo dos usuários e do entorno, para criar eventos e promoções num local tão incrível.
E finalizando, lamento sim pelo fechamento da livraria, mas não sinto pena dos donos. Com absoluta certeza estão todos ricos pois os preços por eles praticados sempre foram caros para a população.
Um abraço e mais sucesso!
PS. Já que pedem o site, dê uma olhadinha na página do meu projeto voluntário.
Também acho que era mal localizada, nunca vi cheia. Ao contrário, por exemplo, da Travessa e da Saraiva do Centro.
Muita, muita pena!
Fico muito triste.
Num momento em q o país mais precisa de cultura, de livros…
A cultura do país vem deteriorando-se gradativamente. As ilhas de manutenção desaparecem. Este é o país que temos.
Estou desolada com essa notícia. Amo essa livraria e não me conformo. Qual o motivo?
Lamentável. Mas uma conseqüência do esvaziamento cultural da cidade do Rio de Janeiro. Agora só resta torcer para que o prédio não fique novamente abandonado e possa ser devolvido a população como um grande teatro ou cinema, seguindo a sua vocação original. Em São Paulo a Renault e o Santander patrocinam dois grandes teatros. Por que não fazer o mesmo no Rio? Alô VW, Fiat, GM….
É muito triste saber desta notícia, isso mostra a situação do nosso país que cada vez mas, afunda em crise adicional, moral, ética, e com este quadro político atual vai piora meus sentimento.