Livraria Cultura tem falência decretada pela Justiça de São Paulo

A unidade da Cultura, no Centro do Rio, foi fechada em 2018. A filial tinha quatro andares e 3,2 mil metros quadrados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Livraria Cultura do Rio, na Rua Senador Dantas, no Centro / Reprodução

A Livraria Cultura, uma das redes mais tradicionais do Brasil, teve o seu processo de falência decretado pela Justiça de São Paulo, nesta quinta-feira (9). Há quatro anos, a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível havia acatado o pedido de recuperação judicial da empresa, que, na época, alegou enfrentar uma crise econômico-financeira, com dívidas de R$ 285,4 milhões – a maior parte com fornecedores e bancos. Na ocasião, a Cultura pediu recuperação judicial.

A decretação da falência da rede veio após o não cumprimento do plano de recuperação, segundo o Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho. Ainda segundo o magistrado, o novo plano de recuperação, firmado em 2021, também não teria sido cumprido pela Livraria Cultura.

“O comportamento das recuperandas nestes autos tem demonstrado muito o contrário: em verdade, em diversos momentos, beira o descaso para com o procedimento recuperacional e para com o Juízo, que deu diversas oportunidades para suas manifestações, mas sem a vinda de conteúdo materialmente útil à comprovação do cumprimento do plano”, afirmou a juiz em sua sentença, de acordo com o G1.

Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho destacou que a empresa, além de não ter fornecido a documentação exigida, também não teria quitado integralmente as dívidas trabalhistas até junho de 2021, data acordada com a Justiça. Na sentença, o juiz frisou o vencimento do período de pagamento a credores.

Advertisement

A inadimplência da empresa ultrapassa R$ 1,6 milhão, “não se verificando qualquer perspectiva quanto à possibilidade de adimplemento,” diz a sentença.

A Livraria havia solicitado, em 2020, uma mudança no plano de recuperação, destacando que a falência poderia ser decretada. A Justiça, no entanto, negou a mudança.

Desde 2015, a Livraria Cultura enfrentava uma forte crise em decorrência do encolhimento do mercado editorial. A Cultura contava com apenas duas lojas físicas, sendo uma na capital paulista, e outra em Porto Alegre (RS). A organização ainda manteria operações pelos canais digitais.

Em 11 de outubro de 2018, a unidade da rede, no Rio de Janeiro, Livraria Cultura Cine Vitória, encerrou as suas atividades. A filial foi inaugurada em 17 de dezembro de 2012 e era a maior livraria do Centro da cidade, com quatro andares e 3,2 mil metros quadrados. No subsolo do espaço, que ficava no número 45 da Rua Senador Dantas, funcionava o Teatro Eva Herz, que também deixou de funcionar.

A livraria ocupava o espaço do antigo Cine Vitória, inaugurado em 1942, com a exibição do filme “O grande ditador”, de Charles Chaplin. Nas décadas de 1980 e 1990, o cinema entrou em declínio, encerrando as atividades em 1993.

O local ficou ocioso por mais de 20 anos. A família Herz alugou e recuperou o espaço, após três anos e meio de obras, para a abertura da Livraria Cultura.

As informações são do G1.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livraria Cultura tem falência decretada pela Justiça de São Paulo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Livraria Cultura tem falência decretada pela Justiça de São Paulo
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. o brasileiro faz o que todos fazem: migra para o digital. e o livro não supera esse meio. a priori, está em fase de extinção e o ebooks não foram a resposta adequada. num mundo cada vez mais rápido, onde textos curtos e objetivos “dão o recado”, adaptar-se é um desafio. as mesmas pessoas que não lêem livros, o fazem muito no zapzap e interagem o suficiente, para atender suas necessidades. eu posso adquirir livros e o fazia bastante até uns 5 anos. mas agora está contraproducente. prefiro mil vezes assinar um canal especializado, do que “perder tempo” lendo. o fluxo de informação é maior e a possibilidade de interação com outras pessoas, enriquece o assunto. clarice lispector dificilmente viverá no mundo conectado. não há mais tempo para orações subordinadas…

  2. O setor de livros presenciais está fadado a quebrar. O brasileiro já não gosta de ler. O Loola diz que ler dá dor de cabeça. A Livraria Cultura já não tinha gestão, assim como a Saraiva. Enfim, #FazOL livraria cultura! Adeus. Primeira de muitas falências neste governo de desmiolados.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui