Livro ‘A vida online como ela’, aborda os dilemas causados pelo uso intensivo da tecnologia no cotidiano

Primeiro livro da jornalista Bia Wiilcox, o livro aborda os impactos do uso das tecnologias nos relacionamentos humanos. A obra está em pré-venda no site da Matrioska Editora

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bia Wilcox / Divulgação

Observadora e atenta às mudanças impostas pelo uso da tecnologia nas diversas formas de relacionamento humano, a jornalista Bia Willcox estreia no mercado literário com “A vida online como ela”. O livro está em fase de pré-venda pela internet, com previsão de lançamento em meados de 2024.

Na obra, a jornalista aborda questões diversas relacionadas ao uso da tecnologia no cotidiano: seus pontos positivos e seus efeitos colaterais. Um dos enfoques da autora diz respeito às novas formas de construção e destruição dos vínculos sociais mediadas pelo uso intensivo, até abusivo, de smartphones e redes sociais. Estas, sob o olhar de Willcox, tanto podem ser facilitadores relacionais quanto destruidores de reputações e laços sociais.

O uso de smartphones, computadores superpotentes sempre à mão, também é objetivo de investigação de Wiilcox. Os aparelhos ultrapassaram a sua destinação de uso para tornarem-se um verdadeiro fetiche, gerando vício e dependência. Há quem não consiga, sob hipótese alguma, ficar sem dar uma olhadela nas “novidades” que saíram nas redes sociais, no e-mail e no WhatsApp. Além disso, segundo a jornalista, a tecnologia coloca dilemas importantes a filhos, pais, namoradoras, casais e, até mesmo patrões, de respostas difíceis, pois envolvem privacidade, fidelidade, intimidade, reputação, difamação e cancelamento virtual.

“A vida online como ela” poderia ser considerado dois livros em um só. O primeiro deles, segundo Bia Willcox, é uma leitura “para se assistir”, pois relata as histórias de usuários de redes sociais em ação, como se fosse uma narrativa cinematográfica. “O leitor vive a história como se estivesse assistindo um filme ou série da Netflix,” disse Bia Willcox ao Blog de Zé Ronaldo.

Advertisement

No segundo livro, a autora reflete, por meio de artigos e crônicas, sobre saúde mental, hipocondria e etiqueta digital, inteligência artificial, entre outras questões que enriquecem e conturbam o cenário sem fronteiras e aparente liberdade irrestrita da internet, das redes sociais e do uso de smartphones.

“A vida online como ela é” pode ser seguido nas redes sociais, onde os leitores terão acesso a abordagens sobre o tema do livro. A pré-venda é realizada pelo site da Matrioska Editora. A obra, que custa R$ 69,90, sai a R$ 55,90, promocionalmente.

Informações e imagem: Blog Zé Ronaldo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livro 'A vida online como ela', aborda os dilemas causados pelo uso intensivo da tecnologia no cotidiano
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Livro 'A vida online como ela', aborda os dilemas causados pelo uso intensivo da tecnologia no cotidiano
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui