Livro ‘A vida online como ela’, aborda os dilemas causados pelo uso intensivo da tecnologia no cotidiano

Primeiro livro da jornalista Bia Wiilcox, o livro aborda os impactos do uso das tecnologias nos relacionamentos humanos. A obra está em pré-venda no site da Matrioska Editora

Bia Wilcox / Divulgação

Observadora e atenta às mudanças impostas pelo uso da tecnologia nas diversas formas de relacionamento humano, a jornalista Bia Willcox estreia no mercado literário com “A vida online como ela”. O livro está em fase de pré-venda pela internet, com previsão de lançamento em meados de 2024.

Na obra, a jornalista aborda questões diversas relacionadas ao uso da tecnologia no cotidiano: seus pontos positivos e seus efeitos colaterais. Um dos enfoques da autora diz respeito às novas formas de construção e destruição dos vínculos sociais mediadas pelo uso intensivo, até abusivo, de smartphones e redes sociais. Estas, sob o olhar de Willcox, tanto podem ser facilitadores relacionais quanto destruidores de reputações e laços sociais.

O uso de smartphones, computadores superpotentes sempre à mão, também é objetivo de investigação de Wiilcox. Os aparelhos ultrapassaram a sua destinação de uso para tornarem-se um verdadeiro fetiche, gerando vício e dependência. Há quem não consiga, sob hipótese alguma, ficar sem dar uma olhadela nas “novidades” que saíram nas redes sociais, no e-mail e no WhatsApp. Além disso, segundo a jornalista, a tecnologia coloca dilemas importantes a filhos, pais, namoradoras, casais e, até mesmo patrões, de respostas difíceis, pois envolvem privacidade, fidelidade, intimidade, reputação, difamação e cancelamento virtual.

“A vida online como ela” poderia ser considerado dois livros em um só. O primeiro deles, segundo Bia Willcox, é uma leitura “para se assistir”, pois relata as histórias de usuários de redes sociais em ação, como se fosse uma narrativa cinematográfica. “O leitor vive a história como se estivesse assistindo um filme ou série da Netflix,” disse Bia Willcox ao Blog de Zé Ronaldo.

No segundo livro, a autora reflete, por meio de artigos e crônicas, sobre saúde mental, hipocondria e etiqueta digital, inteligência artificial, entre outras questões que enriquecem e conturbam o cenário sem fronteiras e aparente liberdade irrestrita da internet, das redes sociais e do uso de smartphones.

“A vida online como ela é” pode ser seguido nas redes sociais, onde os leitores terão acesso a abordagens sobre o tema do livro. A pré-venda é realizada pelo site da Matrioska Editora. A obra, que custa R$ 69,90, sai a R$ 55,90, promocionalmente.

Informações e imagem: Blog Zé Ronaldo

Advertisement
irmandade lapa dos mercadores Livro 'A vida online como ela', aborda os dilemas causados pelo uso intensivo da tecnologia no cotidiano
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui