Livro celebra história do centenário Hotel Glória, primeiro 5 estrelas do país

'''Cem Anos de Glória' é uma coletânea de depoimentos em que cada personagem aborda um tema sobre o hotel, tão importante para os cariocas'', diz Cristina Gravina, uma das responsáveis pela iniciativa

Fachada do Hotel Glória, na Zona Sul do Rio - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um clima de saudosismo tomou conta do ambiente entre os convidados na noite de lançamento do livro ”Cem Anos de Glória”, iniciativa do Opportunity Imobiliário e da SIG Engenharia. Com parte da lista da PR Patricia Brandão, não havia um convidado que não tivesse uma história para contar sobre o icônico Hotel Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que está sendo transformado em residencial.

A publicação da editora Parc Malou conta a trajetória do primeiro 5 estrelas do país, famoso por hospedar presidentes, artistas de cinema, autoridades internacionais e astros da música em um ambiente de glamour e sofisticação.

A iniciativa contou com as valiosas contribuições de Marcio Roiter, diretor do Instituto Art Déco Brasil, Milton Teixeira, historiador, Paulo Knauss, professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e William Bittar, arquiteto e professor livre docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

”O livro é uma coletânea de depoimentos em que cada personagem aborda um tema sobre o Hotel Glória. É mais uma prova do nosso esforço em recuperar uma história que é tão importante para os cariocas. O resultado ficou incrível”, afirma Cristina Gravina, líder de Produto e Marketing do Opportunity Imobiliário.

O livro faz parte das ações para comemorar os 100 anos do hotel e o seu renascimento com o novo Glória. ”Costumamos falar que o Hotel Glória nasceu em 1922 e está renascendo em 2022. O projeto é um presente para o Rio e, em especial, para o bairro da Glória”, destaca, por sua vez, Jomar Monnerat, gestor do fundo.

De acordo com Otávio Grimberg, sócio-fundador da SIG Engenharia, por ser uma tiragem especial, os livros não estarão à venda.

”Eles serão um presente para quem comprar imóveis no novo Glória. Futuramente vamos disponibilizar uma versão digital que poderá ser acessada por todos”, diz.

Respectivamente, Cristina Gravina, Maria Clara Tapajós e Otávio Grimberg – Foto: Divulgação

Recuperação da memória

No ”Cem Anos de Glória” também foram utilizadas informações do acervo do Hotel Glória, além de livros já publicados sobre o tema, como Joseph Gire: a construção do Rio de Janeiro moderno, de Roberto Cabot; Hotel Glória: um tributo à era Tapajós, de Maria Clara Tapajós; e Metrópole À Beira Mar, de Ruy Castro.

A publicação também utilizou dados do site ogloria.art.br e de pesquisa da historiadora Heloisa Frossard. Já o acervo fotográfico é do Opportunity Imobiliário, do Instituto Moreira Salles e da Biblioteca Nacional.

”É, sem dúvidas um grande trabalho em equipe. A narrativa histórica, por exemplo, foi feita pela Maria de Tátia Mello Pimentel, colaboradora do Opportunity Imobiliário. Ela traçou a linha do tempo do Glória em um texto emocionante”, conta Cristina Gravina.

Novo Hotel Glória

O retrofit do antigo Hotel Glória, aprovado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), responsável pela conversão do hotel em residencial, é uma parceria entre o Opportunity Imobiliário e a SIG Engenharia. O investimento total é de R$ 400 milhões. O empreendimento vai gerar 4.500 vagas de empregos diretas e indiretas até a entrega, prevista para 2026. Já o lançamento, com abertura de vendas, está marcado para novembro.

”O novo Glória terá 266 unidades, o que significa, pelo menos, 1 mil novas pessoas circulando. No embasamento do empreendimento temos algumas lojas no térreo do residencial que ajudarão a trazer mais movimento ao local, contribuindo muito para a oferta de serviços para a região”, ressalta Jomar Monnerat.

O novo Glória foi idealizado pelos escritórios cariocas Cité Arquitetura e Afonso Kuenerz Arquitetura. O projeto de interiores é assinado por Patrícia Anastassiadis e o paisagismo é do escritório Burle Marx.

Para chegar à essência do empreendimento, o Opportunity Imobiliário contratou a DTG Brasil para elaborar um design thinking com os principais formadores de opinião do país. O projeto contou ainda com a consultoria da MCF, de Carlos Ferreirinha, de modo a desenvolver um projeto que tem tudo para ser um marco não só para cidade do Rio como para o país.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui