Livro celebra história do centenário Hotel Glória, primeiro 5 estrelas do país

'''Cem Anos de Glória' é uma coletânea de depoimentos em que cada personagem aborda um tema sobre o hotel, tão importante para os cariocas'', diz Cristina Gravina, uma das responsáveis pela iniciativa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Hotel Glória, na Zona Sul do Rio - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um clima de saudosismo tomou conta do ambiente entre os convidados na noite de lançamento do livro ”Cem Anos de Glória”, iniciativa do Opportunity Imobiliário e da SIG Engenharia. Com parte da lista da PR Patricia Brandão, não havia um convidado que não tivesse uma história para contar sobre o icônico Hotel Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que está sendo transformado em residencial.

A publicação da editora Parc Malou conta a trajetória do primeiro 5 estrelas do país, famoso por hospedar presidentes, artistas de cinema, autoridades internacionais e astros da música em um ambiente de glamour e sofisticação.

A iniciativa contou com as valiosas contribuições de Marcio Roiter, diretor do Instituto Art Déco Brasil, Milton Teixeira, historiador, Paulo Knauss, professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e William Bittar, arquiteto e professor livre docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

”O livro é uma coletânea de depoimentos em que cada personagem aborda um tema sobre o Hotel Glória. É mais uma prova do nosso esforço em recuperar uma história que é tão importante para os cariocas. O resultado ficou incrível”, afirma Cristina Gravina, líder de Produto e Marketing do Opportunity Imobiliário.

Advertisement

O livro faz parte das ações para comemorar os 100 anos do hotel e o seu renascimento com o novo Glória. ”Costumamos falar que o Hotel Glória nasceu em 1922 e está renascendo em 2022. O projeto é um presente para o Rio e, em especial, para o bairro da Glória”, destaca, por sua vez, Jomar Monnerat, gestor do fundo.

De acordo com Otávio Grimberg, sócio-fundador da SIG Engenharia, por ser uma tiragem especial, os livros não estarão à venda.

”Eles serão um presente para quem comprar imóveis no novo Glória. Futuramente vamos disponibilizar uma versão digital que poderá ser acessada por todos”, diz.

WhatsApp Image 2022 10 07 at 14.41.16 Livro celebra história do centenário Hotel Glória, primeiro 5 estrelas do país
Respectivamente, Cristina Gravina, Maria Clara Tapajós e Otávio Grimberg – Foto: Divulgação

Recuperação da memória

No ”Cem Anos de Glória” também foram utilizadas informações do acervo do Hotel Glória, além de livros já publicados sobre o tema, como Joseph Gire: a construção do Rio de Janeiro moderno, de Roberto Cabot; Hotel Glória: um tributo à era Tapajós, de Maria Clara Tapajós; e Metrópole À Beira Mar, de Ruy Castro.

A publicação também utilizou dados do site ogloria.art.br e de pesquisa da historiadora Heloisa Frossard. Já o acervo fotográfico é do Opportunity Imobiliário, do Instituto Moreira Salles e da Biblioteca Nacional.

”É, sem dúvidas um grande trabalho em equipe. A narrativa histórica, por exemplo, foi feita pela Maria de Tátia Mello Pimentel, colaboradora do Opportunity Imobiliário. Ela traçou a linha do tempo do Glória em um texto emocionante”, conta Cristina Gravina.

Novo Hotel Glória

O retrofit do antigo Hotel Glória, aprovado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), responsável pela conversão do hotel em residencial, é uma parceria entre o Opportunity Imobiliário e a SIG Engenharia. O investimento total é de R$ 400 milhões. O empreendimento vai gerar 4.500 vagas de empregos diretas e indiretas até a entrega, prevista para 2026. Já o lançamento, com abertura de vendas, está marcado para novembro.

”O novo Glória terá 266 unidades, o que significa, pelo menos, 1 mil novas pessoas circulando. No embasamento do empreendimento temos algumas lojas no térreo do residencial que ajudarão a trazer mais movimento ao local, contribuindo muito para a oferta de serviços para a região”, ressalta Jomar Monnerat.

O novo Glória foi idealizado pelos escritórios cariocas Cité Arquitetura e Afonso Kuenerz Arquitetura. O projeto de interiores é assinado por Patrícia Anastassiadis e o paisagismo é do escritório Burle Marx.

Para chegar à essência do empreendimento, o Opportunity Imobiliário contratou a DTG Brasil para elaborar um design thinking com os principais formadores de opinião do país. O projeto contou ainda com a consultoria da MCF, de Carlos Ferreirinha, de modo a desenvolver um projeto que tem tudo para ser um marco não só para cidade do Rio como para o país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livro celebra história do centenário Hotel Glória, primeiro 5 estrelas do país
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Livro celebra história do centenário Hotel Glória, primeiro 5 estrelas do país
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui