Livro “Corcovado – A Conquista da Montanha de Deus” é lançado em português

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cabeça do Cristo RedentorChegou às livrarias um bom presente para os cariocas e para quem está sem ideia para o “amigo oculto”, custando R$ 30,00, é o livro “Corcovado – A Conquista da Montanha de Deus” de Jorge Scévola de Semenovitch, da Editora: Lutécia (Grupo Record). Um presentão sobre o monumento cara do Rio que completa 80 anos em 2011.

 

O livro que não é novo, teve sua 1a edição lançada em inglês em 2008, e agora é lançada a edicão em português. Com 160 páginas + encarte com 32 páginas de fotos é a única obra que conta a história completa de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, incluindo os detalhes sobre a construção do monumento e da estrada de ferro que conduz a ele.

Advertisement

No livro pode conhecer a história da mobilização de cerca de vinte mil senhoras para conseguir autorização do Governo Federal para a construção do monumento até os bastidores da campanha ousada e vitoriosa que elegeu o Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

 

No álbum de fotos, a Família Imperial na inauguração da Estrada de Ferro do Corcovado, em 1884, e a construção do monumento que mede 38 metros e pesa 1.145 toneladas, cuja obra não registrou nenhum acidente, são outros destaques.

 

O livro também prova que o "pai" do Cristo é brasileiro, ao contrário de algumas versões que atribuíam a autoria do projeto a um francês. Com documentos, fotos e depoimentos da família, o escritor relata o sucesso do projeto do engenheiro-arquiteto carioca Heitor da Silva Costa. O autor também cita a instalação dos elevadores e escadas rolantes que tornaram o acesso mais fácil ao ponto turístico como outro fator relevante.

 

Jorge Scévola de Semenovitch conhece muito bem a história do Cristo Redentor e é considerado hoje o maior especialista no assunto, prestando, inclusive consultoria para cineastas e demais profissionais interessados no tema. Foi fundamental na campanha que elegeu o Cristo como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O autor, que também é arquiteto, trabalhou na Estrada do Corcovado de 1977 a 1985, período em que a estrada passou por uma obra ampla de reconstrução e modernização.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livro “Corcovado – A Conquista da Montanha de Deus” é lançado em português
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui