A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) interditou um lixão clandestino no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense. Com o apoio do Comando da Polícia Ambiental (CPAm) e da Polícia Militar, os órgãos ambientais estaduais desmobilizaram o local de descarte irregular de resíduos na Estrada do Urubu.
A ação, desencadeada a partir do trabalho de inteligência da Seas e do e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), encontrou três caminhões portando materiais a serem descartados irregularmente, como entulhos e barro. Os veículos, vindos da Baixada e da própria Zona Oeste, foram encaminhados à delegacia e apreendidos. Os responsáveis pela atividade ilegal ainda estão sendo localizados e serão devidamente multados.
A operação, que contou com o suporte da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA), visou coibir o crime ambiental e garantir a preservação da biodiversidade da região. “Estamos preparados e vigilantes para desmobilizar qualquer ação que ameace a proteção dos patrimônios ambientais fluminenses e o bem-estar da população, nossas prioridades”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular Disque Denúncia Rio, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.