Lobo-guará é resgatado em área urbana em Pinheiral, no Médio Paraíba

O animal foi encontrado vagando em um terreno baldio. Ele foi solto na zona de amortecimento do Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (06/10), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba (REVISMEP), resgatou um Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), em Pinheiral, no Médio Paraíba. O animal foi encontrado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural do município vagando em um terreno baldio.

A secretaria do município reportou a localização do animal à prefeitura de Pinheiral, que fez contato com o Inea e isolou a área. Os agentes do instituto usaram um sedativo adequado para manejar o lobo-guará com segurança e também tiveram o apoio do Zoológico de Volta Redonda (Zoo-VR), que enviou um médico veterinário para avaliar a saúde física. Além disso, o médico administrou o tratamento de fluidoterapia no animal, que estava levemente desidratado.    

Os agentes acomodaram o lobo-guará dentro de uma caixa de transporte e o levaram para ser solto na zona de amortecimento do refúgio.

O Lobo-guará resgatado em Pinheiral tem aproximadamente sete anos de idade. A espécie é o maior canídeo da América do Sul, pode atingir de 20 a 30 quilos e até 90 centímetros de altura. Sua alimentação é onívora, ou seja, variada – pode digerir diferentes classes de alimentos, como carnes ou vegetais.

Advertisement

O Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba é uma área sob regime especial de gestão que visa proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora e da fauna residente ou migratória. A unidade de conservação fica localizada entre os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lobo-guará é resgatado em área urbana em Pinheiral, no Médio Paraíba
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui