O Centro Cultural Cândido José de Araújo, popularmente conhecido como Candinho, local onde foi fundado o Club de Regatas Vasco da Gama, pode se tornar Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se do projeto de lei número 4.226/2024, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), que consta em Diário Oficial nesta sexta-feira (04/10) e será votado em breve pela Assembleia Legislativa fluminense (Alerj).
O Centro Cultural Candinho fica localizado no número 345 da Rua Sacadura Cabral, no bairro da Saúde, Zona Portuária da cidade do Rio. Neste endereço, em 21 de agosto de 1898, o Vasco teve sua fundação decretada por um grupo de 63 imigrantes portugueses e luso-descendentes, inicialmente apenas como um clube de remo.
O nome do espaço homenageia Cândido José de Araújo, primeiro presidente negro da história do Vasco. Ele comandou o clube entre 1904 e 1906. Durante o seu mandato, o Cruzmaltino conquistou seu primeiro título, o Campeonato do Rio de Janeiro de Remo, em setembro de 1905.
Após décadas de abandono, o local foi alugado e reformado por um grupo de torcedores do Vasco, chamados de ”Guardiões da Colina”, e tornou-se oficialmente o Centro Cultural Candinho.
No início de 2021, após a revitalização, o espaço foi entregue à então diretoria cruzmaltina, que, por sua vez, não conseguiu arcar com as despesas para mantê-lo e o mesmo quase virou um restaurante japonês, mas outro grupo de torcedores se mobilizou para não deixar isso acontecer. Sendo assim, em abril de 2024, o centro cultural foi reaberto.