Localizado em Santa Teresa, Atelier Ricardo Fasanello funciona há mais de 50 anos

Quando Ricardo Fasanello faleceu, sua esposa Olivia e seus cinco filhos assumiram o espaço e mantiveram o Atelier em funcionamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Criado em 1968, o Atelier Ricardo Fasanello, que fica localizado em Santa Teresa, já tem mais de 50 anos de existência e continua sendo uma referência no design de móveis. Quando Ricardo faleceu, em 1993, sua esposa Olivia e seus cinco filhos assumiram o espaço e mantiveram o Atelier em funcionamento, dessa forma, mantendo a obra de Ricardo viva até os dias atuais.

Os móveis, todos construídos no Atelier, fazem sucesso. Todas as peças são identificadas com prova de autenticidade, garantindo sua originalidade. A garantia é fundamental, pois o trabalho de Fasanello é um marco, já que faz parte da história do Design Brasileiro. Verdadeiras obras de arte como a poltrona Esfera, o sofá Fardos ou a poltrona Kudasay são queridinhas dos arquitetos de todo o mundo.

Andrea Fasanello, uma das filhas de Ricardo, destacou a importância do trabalho de seu pai: “Meu pai estava muito à frente do tempo dele, então são peças atemporais. Ele foi um dos grandes mestres do design do modernismo brasileiro“.

fasanello 2 Localizado em Santa Teresa, Atelier Ricardo Fasanello funciona há mais de 50 anos
Foto: Reprodução

A exposição das peças funciona da seguinte maneira: o atelier é representado por algumas galerias espalhadas pelo país todo. No Rio de Janeiro, trata-se da galeria Arquivo Contemporâneo, localizada em Ipanema. Nela, fica disponível um mostruário e quem se interessar pode encomendar a peça objeto do desejo.

Advertisement

Além disso, o atelier também atende os clientes que desejam fazer manutenções, pequenos reparos ou mesmo reformas completas preservando seus móveis originais. Os móveis antigos assinados por Fasanello podem atingir cifras quase milionárias nos leilões de arte do mundo todo.

Para entrar em contato com o atelier, basta ligar para o telefone: 2232-3164 ou enviar um e-mail para contact@ricardofasanellodesign.com. Também é possível obter mais informações acessando o site ou o Instagram do atelier. A sede, em Santa Teresa, é bucólica e lá pode-se observar o incrível processo de construção das peças.

Sobre Ricardo Fasanello

Ricardo Fasanello nasceu em São Paulo, em 1930 e começou a demonstrar seu talento ainda jovem, projetando e construindo um veleiro aos 14 anos de idade. Quando chegou aos 18 anos já construía lofts de sua autoria. Após conhecer sua futura esposa, a condessa Olivia Tarnowska, Ricardo mudou-se para o Rio de Janeiro. Funcionalidade e uso de ferramentas artesanais na execução de um desenho industrial são as marcas registradas dos móveis de Fasanello.


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Localizado em Santa Teresa, Atelier Ricardo Fasanello funciona há mais de 50 anos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Localizado em Santa Teresa, Atelier Ricardo Fasanello funciona há mais de 50 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui