Lockdown reduz a circulação de pessoas em quase metade no Rio, diz prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tomaz Silva

As medidas de isolamento social mais rígidas (lockdown) contra o coronavírus, no intuito de reduzir a circulação de pessoas na cidade, parecem estar dando certo. Ao menos é o que aponta um levantamento feito pelo Centro de Operações Rio (COR). De acordo com o estudo, houve uma queda na circulação de pedestres de 11 bairros previamente escolhidos pela prefeitura por terem áreas comerciais e alto índice de aglomeração.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Tim, a partir de dados de terça (12/05) e quarta-feira (13/05), até às 9h35m de cada dia. Madureira, na Zona Norte do Rio, foi o bairro que mais apresentou queda de um dia para o outro, atingindo uma redução de 42,3%, ou seja, caiu de 1.115 para 643 pessoas em circulação. Em compensação, na Freguesia, na Zona Oeste, registrou-se a menor redução: 5,2% (de 1.970 para 1.867). O decreto do prefeito Marcelo Crivella entrou em vigor na terça-feira no Rio e vale por, pelo menos, sete dias.

Há bairros que não constam no decreto, mas que a adesão ao isolamento é reduzida. São eles: Bangu e Campo Grande, ambos na Zona Oeste. Neles, houve o bloqueio de algumas vias, principalmente em ruas onde há agências da Caixa Econômica Federal, por conta das aglomerações de pessoas em busca do auxílio emergencial do governo federal.  Nos mesmos dias e horário do levantamento feito com os locais selecionados pela prefeitura, Campo Grande, considerado o primeiro no ranking dos bairros onde há maior circulação de pessoas, chegou a obter uma queda de 43,82% . Foram 6.254 pedestres no dia 12, contra 3.513, na quarta-feira, até 9h35m.



Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lockdown reduz a circulação de pessoas em quase metade no Rio, diz prefeitura

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui