Lotada de devotos, a Igreja de N. Sra. da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio de Janeiro, celebrou nesta segunda-feira (7), às 19h, o Dia Mundial do Rosário, evento ensejado pelo Papa Francisco, conforme em sua carta endereçada ao Arcebispo Rino Fisichella como preparação para o Jubileu de 2025.
Com a inciativa, o Santo Padre visa “dedicar o ano de 2024, que precede o evento do Jubileu, a uma grande ‘sinfonia’ de oração”, para fazer uma petição direta “à Virgem Maria para acompanhar a Igreja no caminho de preparação para o evento de graça do Jubileu”.
Coube ao Fórum Europeu das Confrarias a organização e promoção do Dia Mundial do Rosário, para o qual convidou Irmandades, Confrarias, santuários, institutos religiosos e associações laicais alinhadas com a espiritualidade mariana para participarem do evento global, recitando o Santo Terço, às 19h, no fuso horário de cada país participante.
A celebração da Igreja de N. Sra. da Lapa dos Mercadores também acolheu as devoções do jejum e da oração pela paz no mundo, conforme o pedido do Papa Francisco, realizado em 2 de outubro deste ano, diante das celebrações do Dia de N. Sra. do Rosário, neste 7 de outubro.
À frente da celebração esteve o Monsenhor André Sampaio de Oliveira, Vigário Episcopal para as Associações Públicas de Fiéis ditas Irmandades, Confrarias, Ordens Terceiras e Devoções, que contou com a companhia dos Padres Vítor Pimentel Pereira e Victor Hugo Nascimento, que oficiam missas aos sábados e domingos no templo religioso. O evento contou ainda com a presença do anfitrião e Provedor da Irmandade de N. Sra. da Lapa dos Mercadores, Dr. Claudio André de Castro.
A tocante cerimônia devotada à Maria foi acompanhada por órgão e pelo coral regido por Juliana Sucupira, que interpretou cantos em honra de Nossa Senhora entre os Mistérios Gozosos do Terço, que foram acompanhados da leitura de reflexões de São João XXIII sobre os mistérios. Representantes de diversas Irmandades e Confrarias atuantes no Rio de Janeiro prestigiaram o evento.
À frente da reza das ave-marias de cada mistérios ficou um membro de uma Irmandade ou Confraria presentes à solenidade. A primeira dezena foi rezada pela Irmandade de N. Sra. da Lapa dos Mercadores; a segunda pela Imperial Irmandade de N. Sra. do Rosário e S. Benedito dos Homens Pretos; a terceira dezena foi rezada pela Irmandade de S. Benedito de Pilares; a quarta pela “Our Lady of Mercy Society” – Associação N. Sra. da Misericórdia -, dos fiéis de língua inglesa; e a última e quinta dezena pela Venerável Confraria de N. Sra. da Lampadosa.
Ao final da celebração do Dia Mundial do Rosário, religiosos e fiéis participaram de congraçamento em espírito cristão de fraterna comunhão.