O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou a Brasília nesta quinta-feira (4/01) após dez dias de recesso na base naval de Restinga da Marambaia, no litoral do Rio de Janeiro. O retorno do chefe do Executivo estava marcado para ontem (3/01), mas foi adiado.
Na quarta-feira (04/01), Lula publicou uma foto nas redes sociais em que aparece no mar. “Reencontro com o mar para começar 2024 com muita energia para rodar o Brasil”, escreveu na legenda.
Lula embarcou para o recesso no dia 26 de dezembro ao lado da primeira-dama Janja da Silva. O local escolhido em Marambaia é administrado pelas Forças Armadas, tem praias privativas com o acesso restrito por ser área militar. Faz parte do território de 3 municípios fluminenses: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. Fica a cerca de 80 km da capital fluminense.
Na ocasião, o petista também visitou o Quilombo de Marambaia e postou um vídeo nas redes sociais no qual defendeu que o passado de escravidão histórica contra a população negra nunca seja esquecido.