Lula é eleito presidente do Brasil

Eleição deste domingo foi a mais acirrada disputa presidencial da história do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ricardo Stuckert

Com quase 100% das urnas apuradas, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito presidente do Brasil com pouco mais de 50% dos votos. Na eleição mais acirrada da história do Brasil, o petista bateu o presidente Bolsonaro neste domingo (30/10), data do segundo turno pleito nacional. Em 2014, Dilma, também do PT, venceu Aécio (PSDB) por uma diferença de 51,64% a 48,36%.

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 1945 na cidade de Garanhuns. Aos sete anos deixou Pernambuco rumo a São Paulo. Após assumir a presidência do sindicato dos metalúrgicos, Lula liderou as greves gerais de 1979/1980, sendo preso por 31 dias.

Fundador do PT, elegeu-se deputado federal em 1986. Concorreu à Presidência em 1989, 1994 e 1998, elegendo-se para o cargo em 2002, reconduzido em 2006. Deixou o Palácio do Planalto como o presidente mais popular da história.

Seus dois mandatos tiveram bons índices de crescimento econômico, e investimento em infraestrutura básica, como a expansão do programa Bolsa Família, além dos programas Fome Zero e Luz para todos. Apesar disso, foi marcado pelo mensalão, que pagava deputados para aprovar pautas governistas.

Advertisement

Em 2017, Lula foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e foi solto em novembro de 2019, recuperando os direitos políticos após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de anular suas condenações. Lula está em sua sexta candidatura à Presidência da República.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lula é eleito presidente do Brasil
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui