Alvaro Tallarico: Sexta quente, Oppenheimer e Lupicínio Rodrigues entre as boas do Rio

Noite quente na Lapa, as melhores dicas de cinema e exposição de graça em Nova Iguaçu. Confira!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Oppenheimer e Lupicínio Rodrigues entre as boas do Rio de Janeiro

Ah, o Rio de Janeiro. Praia e sol, cachoeiras, música. Sem dúvidas, uma das cidades mais diversas do mundo. Em vários sentidos. Mas para quem gosta de ar condicionado, o cinema vem cheio de boas opções. A princípio, após sua vitória esmagadora no Oscar 2024, o filmaço “Oppenheimer” continua em exibição nos cinemas brasileiros, com seu circuito bastante ampliado. Assisti duas vezes, uma na sessão fechada para imprensa. Em ambas, saí impactado. É cinema de verdade, desde toda a parte técnica até as questões emocionais, passando pelo elenco afiado. O filme conquistou sete estatuetas douradas na maior premiação do cinema mundial, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Christopher Nolan, além de Melhor Ator para Cillian Murphy e Melhor Ator Coadjuvante para Robert Downey Jr.. Desenvolvido completamente em IMAX, o longa também foi reconhecido por sua montagem impecável, direção de fotografia marcante e trilha sonora original arrebatadora. Além do show de Murphy como Oppenheimer, o elenco excepcional tem nomes como Matt Damon, Emily Blunt, Josh Hartnett, Florence Pugh, Jack Quaid, Matthew Modine, Rami Malek, Gustaf Skarsgard e Gary Oldman, entre outros. Vale muito a pena.

Além disso, nesta quinta (14), os cinéfilos terão a oportunidade de mergulhar na vida e na obra de Lupicínio Rodrigues com a estreia do documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, dirigido por Alfredo Manevy. Já vi e o filme celebra o legado poético daquele que é chamado de “pai da sofrência”, explorando sua contribuição musical e o contexto histórico. Com distribuição da O2 Play, o documentário tem diversos momentos emocionantes e permite ao espectador conhecer melhor essa figura da música brasileira que transformava suas dores em canções únicas. Lógico que o clássico “Se Acaso Você Chegasse” é protagonista. Há depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares, e muitas do próprio Lupicínio. Uma ótima pedida.

A comédia francesa “O Livro da Discórdia”, dirigida e roteirizada por Baya Kasmi em colaboração com Michel Leclerc, chega aos cinemas brasileiros com distribuição da Bonfilm. O filme, que esteve em destaque no Festival Varilux de Cinema Francês 2023, aborda de forma humorística e leve as complexas relações dentro de uma tradicional família argelina na França. Ademais, a Pandora Filmes acaba de lançar o instigante trailer oficial de “Uma Família Feliz”, o 15º longa-metragem dirigido por José Eduardo Belmonte, com estreia nos cinemas marcada para o dia 4 de abril. O suspense protagonizado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, mergulha nos dramas da maternidade e das pressões sociais.

Por fim, depois de conquistar aplausos em festivais nacionais e internacionais, o ótimo filme “Sem Coração” ganhou um trailer inédito e teve sua data de lançamento confirmada para o dia 18 de abril nos cinemas brasileiros. Fiquei encantado com esse longa, o qual pude ver no Festival do Rio 2023. Codirigido pela alagoana Nara Normande e pelo pernambucano Tião, venceu o Prêmio Félix de Melhor Filme e o Redentor de Melhor Fotografia.

Advertisement

Música

Na próxima sexta-feira, dia 15 de março, o público poderá desfrutar de uma noite embrasadora no Circo Voador. BNegão & Seletores de Frequência encerram a turnê comemorativa de 10 anos do álbum “Sintoniza Lá”; Bixiga 70 celebram o lançamento de “Vapor”, seu mais recente trabalho; Baixo Santo Soundsystem, trazem a atmosfera do reggae e dub. E, ainda por cima, para os amantes da literatura, haverá o lançamento do livro “Palavras em Jogo” de Helcio Herbert Neto. Ou seja, uma experiência cultural completa.

Posteriormente, no dia 21 de março, o Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, subsolo da Casa Camolese, Jardim Botânico) será palco de uma homenagem a Raul de Souza, o lendário trombonista. Com direção musical de Glauco Sölter, baixista da banda oficial de Raul, o show “Raul de Souza—>Bone” contará com uma série de composições que revelam o lado dançante e influenciado pela cultura estadunidense do trombonista. Destaque para a inédita “Bom Momento”, uma balada gravada há cerca de uma década e nunca antes lançada. Os ingressos estão à venda, com parte da renda revertida para o Retiro dos Artistas.

Exposição gratuita em Nova Iguaçu

O fotógrafo Luiz Baltar inaugura sua mais recente exposição, “Rio de Cidades”, na Galeria Sesc Nova Iguaçu, com curadoria de Marcia Mello, disponível para visitação gratuita até o dia 2 de junho. Contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar na categoria Artes Visuais, o projeto oferece uma visão diferenciada do Rio de Janeiro através das lentes de Baltar. A mostra é composta pelas séries autorais “Anomia” e “Fluxos”. Dessa forma, exalta bem como Baltar procura unir arte e documentação visual. A exposição está aberta de terças a sextas das 9h30 às 19h30, e aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30, com entrada gratuita e indicada para todas as idades, na Galeria Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Sexta quente, Oppenheimer e Lupicínio Rodrigues entre as boas do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Sexta quente, Oppenheimer e Lupicínio Rodrigues entre as boas do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui