MAC recebe Festival de Arte e Sustentabilidade em agosto 

Além de oficinas e debates socioambientais, evento gratuito também reúne shows e área gourmet

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista de parte de Niterói - Foto Daniel Martins/Diário do Rio

Usar a música como canal de aproximação da cidade com o tema da sustentabilidade. Esse é um dos objetivos do Festival de Arte e Sustentabilidade (FAS), que acontece no dia 20 de agosto (domingo), a partir das 10h, no pátio externo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). O evento é gratuito e, além de receber em seu palco shows musicais e apresentações culturais com enfoque na cultura brasileira, o festival também visa promover a discussão sobre o papel do indivíduo no desenvolvimento sustentável da comunidade.

Festivais de música são plataformas de comunicação importantes para discussão de assuntos relevantes para a sociedade e, por isso, queremos que o FAS seja uma experiência imersiva onde o público saia inspirado a construir um mundo mais consciente, e que se preocupa também com o nosso futuro. Preparamos um evento para toda a família, onde a música é o catalisador da mudança social. O lema do festival é música como meio e sustentabilidade “, comenta Flávia Salles, uma das produtoras e idealizadoras do FAS.

O festival busca estimular reflexões sobre o papel de cada um na construção de um planeta melhor, abordando a sustentabilidade para além do socioambiental. Além dos shows musicais, o festival receberá painéis e oficinas que abordarão temas como agricultura urbana, justiça social, direito à cidade, a causa indígena, reaproveitamento de materiais, entre outros.

Todo o evento foi pensado buscando promover reflexão sobre o papel individual de cada um no mundo, e mostrar como as pequenas mudanças podem gerar grandes impactos. Queremos conscientizar através da vivência, inspirando as pessoas a se tornarem poderosos agentes de transformação em rede. Um exemplo de contato com a sustentabilidade que o festival irá promover é a área gastronômica, que será 100% vegana, já que a produção de carne é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases poluentes e acelera o aquecimento global”, ressalta João Suprani, outro idealizador do evento.

Advertisement

Serão três shows de música brasileira e latina: Grupo Saoko, Nêgamanda, Silvan Galvão com o melhor do carimbó amazônico e Júlia Vargas e o Forró de Pontuada, como shows principais do festival, além das apresentações e performances de grupos artísticos da cidade de Niterói como a Roda de Côco do Ciência Mestra e apresentação de maracatu do coletivo Baque Mulher.

Outro objetivo do evento é aproximar instituições e iniciativas da cidade, promovendo diálogos entre poder público, iniciativa privada e terceiro setor, posicionando Niterói como uma potência no cenário pró-sustentabilidade nacional. O evento contará com a participação do Secretário Municipal do Clima, Luciano Perez, e com a Subsecretária de Cidadania e Economia Criativa, Walkiria Nictheroy como mediadores de painéis do evento.

Serviço:
FAS – Festival de Arte e Sustentabilidade
Data
: Domingo, 20 de agosto de 2023
Horário: 10:00 às 21:00
Local: MAC Niterói – Museu de Arte Contemporânea
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390
Entrada Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAC recebe Festival de Arte e Sustentabilidade em agosto 
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAC recebe Festival de Arte e Sustentabilidade em agosto 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui