Macaé promove a ‘Semana do Empreendedorismo Feminino’, entre os dias 16 e 21

A programação é voltada para empreendedoras ou mulheres macaenses que têm o objetivo abrir o seu próprio negócio

Semana do Empreendedorismo Feminino visa estimular a participação das mulheres no mercado de trabalho/ Reprodução: Internet

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, entidade subordinada à Prefeitura de Macaé, na Região Norte Fluminense, promove entre os dias 16 e 21, a Semana do Empreendedorismo Feminino. A ação acontece no âmbito das comemorações do Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro.

A programação é voltada para empreendedoras ou mulheres que têm o objetivo abrir o seu próprio negócio. A programação contará com palestras de mulheres sobre os desafios de empreender na economia fluminense.

Garantir uma vida autônoma para as mulheres da região é uma das metas da Prefeitura de Macaé, por isso, são mobilizadas várias ferramentas para impulsionar a qualificação, o desenvolvimento de competências e habilidades e a geração de renda entre as macaenses, segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz.

“O empreendedorismo feminino tem crescido cada vez mais, por motivos diversos. E nós estamos cientes das dificuldades que estas mulheres enfrentam nesta jornada, além dos cuidados com a casa e com a família. O nosso intuito é apoiá-las para impulsionar ainda mais estes negócios, pois criar oportunidades é fundamental para que conquistem independência financeira. Isso é essencial também no enfrentamento à violência”, afirmou a secretária.

A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, instituição atrelada à Secretaria de Políticas para as Mulheres, Adriana Leclerc, destacou a importância da atualização sobre as tendências do mercado de trabalho para que as empreendedoras tomem decisões mais acertadas.

“Nesse sentido, preparamos uma programação voltada para as necessidades desta mulher, observando como enxergam o mercado, quem as inspira, quais as dificuldades. A expectativa é que cada uma das convidadas promova muito conhecimento para todas nós”, disse Jane Roriz.

Mais de 10,1 milhões de mulheres lideram empreendimentos no Brasil, de acordo com um levamento do Sebrae. Ainda de acordo com o estudo, 46% dos empreendedores iniciais (com até 3,5 anos de empresa) são mulheres.

Programação:

Dia 16

13h: abertura

13h30: “Mulheres que Inspiram”, com Silvia Andréa, analista de negócios do SEBRAE – região Norte Fluminense.

15h: “Da ideia à realização – Estética e Cosmética”, com Dinorá Souza.

15h45: “Da ideia à realização: Salão de Beleza”, com Karina Leonel.

16h25: “Da ideia à realização: cachos, crespos, ondas”, com Kamylla Aguiar.

17h: Encerramento

Dia 17

8h às 9h: Acolhimento – Equipe Projeto Informa – Secretaria de Esportes

9h: “Formalização MEI: Direitos e Deveres- SEBRAE

10h30 – “Documentação e Suporte ao MEI” – Casa do Empreendedor de Macaé/ Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

14h às 15h: Acolhimento – Equipe Projeto Informa – Secretaria de Esportes

14h: “Crédito para microempreendedoras- AgeRio”

15h: “Construção de Imagem, Networking e Assessoria” – Agnes Williams

16h: Encerramento

Dia 18

9h às 16h: Feira Inspirando Mulheres (em frente à Secretaria)

9h: “Como trabalhar o branding pessoal e criar rede de contatos”, com Sheila Juvêncio

10h30: “Como usar as redes sociais para alavancar seu negócio”, com Inglith Monteiro / Macaé Tips

14h: “Profissão: Empreendedora e Assistente Virtual”, com Beatriz Mourad

15h: “Empreendendo como Digital Influencer”, com Catharina Bersot

16h: Encerramento

Dia 21

14h: Cine Debate: exibição do documentário Fio do Afeto e Roda de conversa com a psicóloga Paola Oliveira e a artesã Jô Bueno.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres fica na rua São João, 33, Centro da cidade.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui