Madureira já teve uma Torre Eiffel

O coreto media 18 metros de altura com uma base quadrada de 24 metros, contando com três pavimentos giratórios, um farol, um balão e 400 lâmpadas elétricas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A música “Vai de Madureira”, do cantor e compositor Zeca Baleiro, tem o refrão: “quem não pode Nova York vai de Madureira”. Caso tivesse sido composta em 1924, a frase poderia, facilmente, ser adaptada para “quem não pode Paris vai de Madureira”. Isso porque no Carnaval do referido ano, o bairro suburbano do Rio de Janeiro ganhou uma réplica da Torre Eiffel, construída pelo comerciante e cenógrafo José da Costa, com ajuda de outros membros do comércio local, com a confecção de Octavio Brandão.

92b60bf68daf4822a5d99dd0c35560bd Madureira já teve uma Torre Eiffel

De acordo com Roberto Mattos de Mendonça, integrante do Instituto Histórico e Geográfico da Baixada do Irajá (IHGBI), na época, estava na moda construir grandes estruturas provisórias no subúrbio e aquela era uma homenagem a Santos Dumont.

“O coreto media 18 metros de altura com uma base quadrada de 24 metros, contando com três pavimentos giratórios, um farol, um balão e 400 lâmpadas elétricas”, descreve o professor.

Falando em quem foi de Madureira, ou não, também em 1924, a pintora Tarsila do Amaral fez “Carnaval em Madureira”, que mostra a Torre Eiffel em pleno subúrbio. A obra esteve exposta na última grande retrospectiva da artista, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em 2012.

245550 Madureira já teve uma Torre Eiffel
Carnaval em Madureira, Tarsila do Amaral

A obra de Tarsila, no geral, é interpretada como uma licença poética da artista, que naquele ano havia chegado recentemente da França. Visão que é contestada pelo IHGBI, que defende que a pintura mostra sim a Torre Eiffel de Madureira: o coreto erguido após os esforços de José da Costa.

52813748 2250990041823476 6610749173069250560 n Madureira já teve uma Torre Eiffel

“Em Carnaval em Madureira, a artista sintetiza, dom humor, seu esforço de associar elementos provenientes de diferentes culturas, representando a Torre Eiffel em meio ao carnaval carioca”, disse Regina Teixeira de Barros, curadora da retrospectiva de Tarsila lançada no CCBB dez anos atrás.

Até mesmo o site oficial dedicado à Tarsila e pela fundação que detém a obra mantém a versão da licença poética, que não é aceita pelos membros do Instituto Histórico e Geográfico da Baixada do Irajá e outros pesquisadores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Madureira já teve uma Torre Eiffel
lapa dos mercadores 2024 Madureira já teve uma Torre Eiffel

1 COMENTÁRIO

  1. Tive um tio, que era um faz de tudo que se dedicou a fazer coretos em Madureira e Irajá, cheguei a ver alguma coisa que ele faz no bairro do Campinho em 1945.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui