Madureira recebe oficinas de economia criativa e de meio ambiente da Escola de Patrimônio Imaterial

O que viraria lixo, vira arte com a utilização de técnicas diversas que estimulam a imaginação e a criatividade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um passeio por diversas maneiras de entrelaçar tecidos, contando sobre a importância da história da cultura africana e influências na cultura afro-brasileira: assim será a oficina de empreendedorismo e economia criativa Turbantes e outros laços, que será realizada no núcleo de Madureira da Escola de Patrimônio Imaterial, no dia 24 de janeiro, a partir das 19 horas, na Casa da Aruanda. O objetivo da oficina é que os participantes possam desenvolver diversos tipos de amarrações com apenas um tecido ou tecido diversos.

As atividades fazem parte da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realiza mensalmente eventos e oficinas gratuitos de patrimônio imaterial, economia criativa e meio ambiente, em cinco cidades.

No dia 25 de janeiro, é a vez do núcleo receber a oficina de meio ambiente Fantasias Sustentáveis para o Carnaval. A atividade também será realizada na Casa Aruanda, às 19 horas, pelo ator e diretor Cridemar de Aquino. Ela propõe a confecção de fantasias carnavalescas a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis, como retalho, papelão, até mesmo plástico. O que viraria lixo, vira arte com a utilização de técnicas diversas que estimulam a imaginação e a criatividade.

Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

Advertisement

A Escola de Patrimônio Imaterial do Rio surgiu em março de 2022, ao ser recebida por cinco grupos culturais de linhagens centenárias do Estado do Rio, que durante dois anos ganham rica estrutura para que Mestres e Mestras transmitam e exibam seus saberes e fazeres tradicionais, garantindo a salvaguarda destes tesouros.

São músicas, danças, integração com a natureza, comidas, ervas de cura. Frutos dos encontros de povos originários com escravizados de diversas nações da África. Tradições matrizes da cultura brasileira, fundamentais para a construção da nossa música popular e que devem ser salvaguardadas.

A Escola tem o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre os Grupos

? Quissamã: Sítio Santa Luzia Quilombo Machadinha (rodas de jongo, gastronomia das senzalas e boi-pintadinho)

? Madureira: Companhia de Aruanda (rodas de jongo e de samba)

? Guapimirim: Centro de Tradições Afro Onixêgum (tambores, cantos, danças, uso de plantas nas medicinas e encantos)

? Magé: Grupo Zé Mussum (rodas de capoeira e de jongo)

? Paraty: Ciranda Caiçara de Tarituba (ciranda, folias, saberes da pesca, gastronomia caiçara)

SERVIÇO:

Oficina de Empreendedorismo em Economia Criativa – Turbantes e outros laços

Data: 24/01

Horário: 19h

Oficina de Meio ambiente – Fantasias sustentáveis para Carnaval

Data:25/01

Horário:19h

Local: Casa da Aruanda- Rua João Pereira, 61- Madureira – Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Madureira recebe oficinas de economia criativa e de meio ambiente da Escola de Patrimônio Imaterial
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Madureira recebe oficinas de economia criativa e de meio ambiente da Escola de Patrimônio Imaterial
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui