Por expressiva maioria de votos, a nova composição da mesa diretora foi composta tendo o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Magé, Bruno Lourenço na Presidência, Flávio Borges, Mestre em Turismo e Patrimônio pela UFOP, representando a sociedade civil na vice-presidência, e na secretaria Dadva Souza, graduanda em Turismo pela UFRRJ.
A Instância de Governança Baixada Verde é uma parceria público-privada, composta por representantes dos setores público e privado, além da sociedade civil, dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica e São João de Meriti, com o objetivo de promover o desenvolvimento turístico regional integrado, fomentando também o desenvolvimento econômico, a cultura e a sustentabilidade da região turística.
O novo presidente, Bruno Lourenço, traz consigo uma visão comprometida com a comunidade, focando em ações que beneficiem diretamente nossos cidadãos. Sua gestão terá como foco fortalecer laços, ouvir as necessidades dos municípios e implementar soluções que impulsionem o crescimento sustentável do turismo da Baixada Verde.
Este pleito não apenas representa um voto de confiança na nova mesa diretora, mas também reforça nosso compromisso coletivo com o desenvolvimento econômico e o fomento ao turismo na Baixada Verde. Estamos plenamente cientes dos desafios que enfrentamos e encaramos essa responsabilidade com a seriedade que ela merece, ao assumir a liderança, assume também a responsabilidade de impulsionar estratégias inovadoras, fortalecer parcerias e promover iniciativas sustentáveis que posicionem a Baixada Verde como um destino turístico exemplar. Nosso comprometimento com o crescimento econômico inclusivo permanece inabalável, visando beneficiar toda a nossa comunidade, reverbera o Presidente Bruno Lourenço
A instância de governança está alinhada ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo Brasileiro, prevista na Lei Federal 11.771/08, uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa fortalecer as atividades turísticas em diversas regiões do país. A Baixada Verde se destaca como parte integrante desse movimento, buscando potencializar seus atrativos e criar experiências memoráveis para visitantes e residentes.
A sustentabilidade é uma peça-chave e a instância de governança está comprometida em promover o turismo de forma consciente, preservando nossos recursos naturais e culturais. Projetos que valorizem a preservação ambiental e a inclusão social estão no cerne das iniciativas planejadas, acreditamos que a Baixada Verde está prestes a viver um período de crescimento, inclusão e destaque nacional. Contamos com a participação ativa de todos os setores da sociedade para construirmos, juntos, um turismo de referência para nossa região.