Magé continua buscando avanços para o acesso aos direitos e efetividade à cidadania da população LGBTQIA+. Para isso, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu nesta sexta-feira (5), a primeira reunião preparatória para o fórum de implantação do Conselho Municipal LGBTQIA+.
A ação reuniu 60 pessoas, dentre sociedade civil e representantes do governo que discutiram políticas públicas e ações em prol da comunidade.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, destacou a importância da criação do conselho.
“O público LGBTQIA+ têm levado para a nossa Secretaria muitas demandas, e dessa forma entendemos a grande necessidade de um conselho que possa estar reivindicando os direitos dessa população, e não só dentro da Assistência e sim em outras Secretarias também. E é ainda mais necessário devido à violência e discriminação que sofrem no nosso estado, então eles precisam ter acesso a todas as políticas públicas e direitos de forma igualitária”, declarou.
Segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o próximo passo será a criação do fórum para a escolha dos representantes do Conselho.
“Pensar no conselho é pensar na garantia de direito desse público. E ainda dar mais acesso à educação, saúde, assistência dentre outros”, finalizou.
A coordenadora do Programa Rio Sem Homofobia – Baixada, Sharlene Rosa, contou sobre a parceria entre Magé e o Estado nas ações do conselho.
“O conselho daqui já terá uma parceria com o conselho do estado. Tenho certeza que a cidade vai ganhar um ótimo serviço que é a construção de política pública, e quando construímos esse conselho é porque a sociedade tem essa necessidade. É muito importante essa união porque temos voz”, disse.
Em caso de LGBTIfobia, não se cale, denuncie: 0800 023456 ou disque 190.