Magé e São Gonçalo foram as campeãs em furtos de energia em 2024

Entre janeiro e dezembro, a energia furtada em áreas de risco seria suficiente para abastecer toda a cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, no mesmo período

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Das 66 cidades da área de concessão da Enel Rio, Magé e São Gonçalo lideraram o ranking de furto de energia em 2024. Entre janeiro e novembro, os municípios registraram, 39,3% e 39,2% de perdas de energia, respectivamente; por causa das ligações ilegais.

Os municípios de Araruama, Cabo Frio e Angra dos Reis, por sua vez, completaram o ranking, com perdas de 28,9%, 26,9% e 24,1%, nessa ordem, e no mesmo período.

Mais de 260 mil inspeções na rede elétrica foram realizadas, até novembro, em parceria com as autoridades policiais. Durantes as operações, 110 pessoas foram presas e 192 boletins de ocorrência foram lavrados junto a Polícia Civil.

Áreas de risco

Segundo a Enel Rio, 15% da sua base de clientes se concentra em áreas com severa restrição operacional. As comunidades são responsáveis por mais de 20% do total de perdas registradas pela empresa. Entre janeiro e dezembro, a energia furtada seria suficiente para abastecer toda a cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, no mesmo período.

Furto de energia é crime

A Enel Rio informa que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, com pena que pode variar de um a oito anos de detenção, além cobranças retroativas e multas. Cometem crime as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações e os titulares das contas de energia.

As fraudes e os furtos ainda comprometem a qualidade do serviço prestado, por meio da sobrecarga que pode levar a interrupções e, por vezes, a problemas no retorno da energia elétrica. Além disso, há ainda riscos de acidentes e mortes ao interferir na rede elétrica.

O furto de energia pode se denunciado no site e no aplicativo da Enel, ou pelo telefone 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Magé e São Gonçalo foram as campeãs em furtos de energia em 2024

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui