Magé recebe seminário de comunidades quilombolas do estado

Evento faz parte da agenda itinerante por cidades com quilombos remanescentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp


Neste sábado (29), a Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ), com apoio da Prefeitura, realizou o I Seminário Quilombola de Magé. O evento realizado no Quilombo do Feital teve o objetivo de fortalecer e articular a integração das demandas quilombolas através de políticas públicas.

“Nós somos 53 comunidades quilombolas dentro do estado e ano passado deliberamos a realização desses seminários municipais para fortalecer a questão do território quilombola e dialogar melhor com a sociedade e poder público”, explicou a presidente da ACQUILERJ, Ana Beatriz Nunes.

O seminário teve a participação de autoridades municipais e lideranças quilombolas e contou com inserções culturais como danças, exposição afro, jongo, samba de roda, maculelê, música e desfile quilombola.

“É um reconhecimento histórico à nossa diversidade cultural. Durante um tempo essa história ficou apagada e estamos resgatando isso. Temos três quilombos em Magé e conseguimos aprovar um projeto de lei que inclui a data de certificação desses quilombos no calendário oficial da cidade e a realização de um festival quilombola no final do ano”, disse o secretário de Cultura de Magé, Bruno Lourenço.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Magé recebe seminário de comunidades quilombolas do estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui