Magé terá tapete de Corpus Christi com mais de 1Km pelo terceiro ano seguido

Paróquia São Nicolau de Suruí confecciona o segundo maior tapete do estado do Rio e atividade religiosa foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O feriado de Corpus Christi está chegando e a festividade tem se tornado cada vez mais tradicional em Magé. A cidade confeccionará pelo segundo ano consecutivo o maior tapete da Baixada Fluminense, sendo o segundo maior do estado do Rio. A Paróquia São Nicolau de Suruí ornamentará 1,3km para a procissão e celebração, que no ano passado foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial da cidade (Lei 2781/23).

“Na solenidade Corpus Christi é tradição a ornamentação do trajeto de procissão com um lindo tapete feito com pó de serragem, sal grosso, pó de café, casca de ovo e outros materiais. É uma maneira de darmos a devida importância para a maior demonstração pública de fé na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, que passa visitando e abençoando o seu povo”, explicou o Padre Egnaldo Lima, pároco da Igreja de São Nicolau.

Advertisement

“A diversidade cultural de Magé está intrinsecamente ligada à sua diversidade religiosa. O tapete de Corpus Christi de Suruí é uma iniciativa católica que bem exemplifica essa diversidade, trazendo beleza a uma das datas mais tradicionais do calendário cristão, por isso decidimos incluir como patrimônio da cidade”, salientou Bruno Lourenço, secretário de Cultura, Turismo e Eventos.

O tapete será formado por 433 quadros com 2m de largura e 3m de comprimento cada. O início será no morro da tricentenária Igreja São Nicolau, onde a marcação e a confecção começarão no dia 29 de maio à noite. A partir das 5h do dia 30 de maio será montado o restante do tapete pelas ruas da cidade a partir da descida do morro da Igreja de São Nicolau, sendo concluído na Capela Nossa Senhora Aparecida (Av. Isabel de Paula). Para a montagem e procissão as ruas Avenida Isabel de Paula, Capitão José de Paula e Coronel José do Amaral serão fechadas na quinta-feira.

“Em nossa Paróquia os trabalhos para a montagem do tapete começam um mês antes da solenidade. Os paroquianos juntam os materiais e as famílias fazem o cadastro para fazer os desenhos em conjunto com as pastorais e movimentos. É um momento de unidade”, concluiu o padre.

A solenidade terá início com o Tríduo em preparação nos dias 27, 28 e 29 de maio. No dia 30, a celebração da Santa Missa será às 15h, no Centro Pastoral, seguida da procissão pelas ruas do distrito até o palco na Avenida Isabel de Paula, onde será realizada a Benção do Santíssimo Sacramento. Quem desejar ajudar com doações de materiais ou na montagem pode entrar em contato com a Paróquia através do whatsapp (21) 98010-4180 ou (21) 98563-5979.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Magé terá tapete de Corpus Christi com mais de 1Km pelo terceiro ano seguido
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui