O empresário grego Evangelos Marinakis, conhecido por suas participações no futebol europeu, confirmou que está negociando a aquisição do Vasco da Gama. Em entrevista à “Sky Sports”, Marinakis afirmou seu interesse em expandir operações no futebol brasileiro, ressaltando que seus investimentos buscam relevância e impacto significativo.
O magnata é dono do Nottingham Forest, da Inglaterra, do Olympiacos, da Grécia, e do Rio Ave, de Portugal. Com uma trajetória de sucesso no setor marítimo como líder do Capital Maritime Group, ele agora explora o potencial do mercado esportivo brasileiro.
Vasco em busca de investidores
O Vasco está em processo de captação de recursos para sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e atraiu o interesse de Marinakis. Apesar do sigilo sobre negociações, o presidente do clube, Pedrinho, confirmou que há conversas em andamento com investidores. “Estamos em tratativas com potenciais parceiros, mas não podemos revelar nomes devido a cláusulas de confidencialidade”, afirmou Pedrinho.
Parceria estratégica com Edu Gaspar
Para reforçar sua entrada no mercado brasileiro, Marinakis contratou o executivo brasileiro Edu Gaspar, ex-Arsenal, que será peça-chave em seus planos. Segundo o empresário, o objetivo é desenvolver um projeto global de futebol, aproveitando a expertise de Gaspar no setor.
Experiência e polêmicas no futebol
Marinakis iniciou sua trajetória no esporte em 2010, ao adquirir o Olympiacos, clube pelo qual conquistou diversos títulos nacionais. Em 2017, tornou-se acionista majoritário do Nottingham Forest, que retornou à Premier League em 2022. Mais recentemente, adquiriu o Rio Ave, de Portugal, ampliando seu portfólio de clubes europeus.
Embora seja reconhecido por sua gestão no futebol, Marinakis enfrentou investigações na Grécia, acusado de manipulação de resultados e corrupção de árbitros. Foi absolvido das acusações, mas em 2023, recebeu uma suspensão de cinco jogos da Premier League após um incidente com um árbitro em uma partida entre Nottingham Forest e Fulham.