Maior encontro do mundo sobre ambientalismo municipal será promovido pela ANAMMA no Rio de Janeiro

O evento terá uma grade de programação de debates com referências da questão ambiental no Brasil, envolvendo temas como cidades resilientes, gestão hídrica, gestão de resíduos, entre outros temas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Portobello Resort, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, vai receber nos dias 26, 27 e 28 de março o 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, organizado pela ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente.

O evento terá uma grade de programação de debates com referências do ambientalismo brasileiro, envolvendo temas como cidades resilientes, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão costeira, emergências climáticas, turismo e economia verde, mobilidade urbana sustentável, direito ambiental, além de espaços para pesquisadores e outros especialistas na área ambiental.

Advertisement

De acordo com Marçal Cavalcanti, presidente da ANAMMA Nacional, “o evento é marco na história do municipalismo ambiental brasileiro, pois contará com mais de 70 palestrantes, divididos em 03 auditórios e de forma simultânea e gratuita, irão discutir os mais importantes assuntos que compõe a Agenda Ambiental Brasileira”.

Entre os painéis, destaca-se a presença de juristas do direito ambiental, que irão discutir o painel “Direito Ambiental Brasileiro: A controvérsia entre a letra da LC 140 e a ADI 4757”.

O encontro que contará com palestras, mesas e painéis ministrados e presididos por especialistas das mais variadas áreas que envolvem o desenvolvimento sustentável das cidades. Segundo a organização do evento, é uma chamada para o compromisso da COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025, pois mais do que discutir políticas públicas, é fundamental que gestores públicos, cientistas, consultores, academia e toda sociedade discuta pontos de construção e prática da agenda ambiental brasileira.

O Ministério do Meio Ambiente levará ao evento painéis que tratam da “Tripartite e o SisNAMA e a oportunidade da Educação Ambiental como tema que possibilite a pactuação”, além do painel “Cooperação federativa: Conselhos, Comissões Tripartites e Conferências de Meio Ambiente”.

Antonio Marcos Barreto, vice-Presidente da ANAMMA Nacional e Secretário de Meio Ambiente de Itaguaí/RJ, destaca que “dado os desafios enfrentados pelos municípios quanto as questões climáticas e a importância de uma agenda unificada, o encontro promoverá o mais amplo debate que envolve as questões práticas das cidades“.

Autoridades de todas as regiões do Brasil estão confirmadas no 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Entre elas o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. São esperadas, também, a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e da ministra do meio ambiente: Marina Silva. Além de Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, e Thiago Pampolha, seu vice, e diversos prefeitos do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maior encontro do mundo sobre ambientalismo municipal será promovido pela ANAMMA no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui