Maior evento de turismo do Brasil, ABAV Expo volta ao Rio após 11 anos

A feira de negócios acontece de 27 a 29 de setembro e espera receber 40 mil pessoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Cristo Redentor - Rio de Janeiro

O maior evento de turismo do país espera receber entre 36 mil e 40 mil visitantes, entre os dias 27 e 29 de setembro, no Riocentro, centro de convenções na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. É a 50ª edição da Abav Expo, organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav).

A feira de incentivo ao turismo volta a acontecer no Rio de Janeiro depois de 11 anos. A última edição foi em Olinda, Pernambuco, quando recebeu 26 mil visitantes. Para a próxima edição, estão confirmados 2 mil expositores, 37% a mais que na edição passada. Haverá representantes de todos os estados e do Distrito Federal, além de 22 empresas do segmento hoteleiro.

A abertura acontecerá justamente no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro. O evento é voltado, principalmente, para operadores de turismo, como agentes de viagens e guias de passeio.

A presidente da Abav, Magda Nassar, disse que não é possível prever quanto o evento vai gerar de negócios, mas lembrou que em 2022, essa soma foi de R$ 84,5 milhões. “Para o estado, o maior legado é o público que a gente traz, porque são os grandes influenciadores de viagens do país. O desejo de viagem é criado por essas agências. Então os nossos grandes parceiros são os agentes de viagem. Eles vêm aqui e levam isso para o Brasil inteiro”, disse a presidente da Abav.

Advertisement

Atração de estrangeiros

A feira vai trazer 50 operadores internacionais de 15 países para ajudar no esforço de atração de turistas estrangeiros. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) também participará do evento. Magda Nassar espera que o turismo consiga, este ano, superar os danos causados no setor por causa da pandemia de covid-19, iniciada em 2020. “Eu acredito muito fortemente que os nossos números deste ano devem ser iguais ou superiores aos de 2019”.

A Abav Expo deste ano trará algumas novidades, como um estande para incentivar e receber doação de sangue, montado pelo Hemorio, serviço de hemocentro do estado. Haverá ainda um espaço de capacitação de profissionais do setor de turismo, o Abav Talks, e a implementação de medidas ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança corporativa), como um piso gerador de energia com totens para carregamento de celular.

Cofundador da Apple

O uso da tecnologia no setor de turismo vai ser um dos temas abordados no evento. Os organizadores confirmaram que a palestra de abertura vai ser feita pelo americano Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs e uma das maiores referências em tecnologia no mundo.

Para facilitar a ida de turistas ao Rio de Janeiro, a Abav fez parcerias com companhias aéreas Gol, Latam e Azul, que darão descontos de pelo menos 20% para os participantes do evento. Além disso, mais de 25 hotéis vão oferecer tarifas mais em conta para os visitantes da exposição.

Benefícios para o Rio

A cidade do Rio vem trabalhando incessantemente para atrair mais visitantes nacionais e internacionais. Uma dessas estratégias foi trazer a Abav Expo, tamanha a importância do setor de turismo no Rio de Janeiro. A prefeitura está totalmente dedicada para que essa edição seja a melhor de todas, histórica e inesquecível”, disse a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia.

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, detalhou que o governo vai montar estandes para divulgar 12 regiões turísticas do estado, além da apresentação de produtos de artesanato e da agroindústria. “Retomar a Abav Expo para o Rio depois de mais de 10 anos, que está agora na casa do turismo no Brasil, é fundamental para a gente demonstrar a força do turismo do Rio e a recuperação da credibilidade do nosso estado”, disse.

A Fecomércio RJ vai apoiar a realização do evento. O presidente da federação Antonio Florencio de Queiroz Junior, explicou que o turismo representa um efeito multiplicador da economia. “Todos se preparam para receber o turista, e você, com isso, movimenta todo esse ciclo econômico. O comércio tem uma participação enorme no turismo, o turismo fomenta o transporte, hotéis, enfim, é a economia como um todo”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maior evento de turismo do Brasil, ABAV Expo volta ao Rio após 11 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui