Maior festival de harpas do mundo, RioHarpFestival 2023, acontece no Rio de Janeiro a partir do dia 01

Com entrada franca, a programação vai da harpa tradicional ao koto japonês, passando por fusões entre músicos de diferentes continentes e a camerata Uerê, com crianças e adolescentes das comunidades cariocas, que dividem o palco com o alemão Markus Thalheimer, um dos principais expoentes contemporâneos do instrumento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
ECOS LATINOS – Patrice Fisher, Fran Comiskey, Betsy Braud e Carlos Valadares (EUA-Guatemala) (Foto: divulgação)

Durante o mês de julho, o Rio de Janeiro torna-se a capital mundial das harpas. É o XVIII RioHarpFestival que entre 01 e 31 de julho de 2023 apresenta 30 harpistas de 22 países, cerca de 150 músicos distribuídos por várias orquestras (muitas delas de programas de inclusão social desenvolvidos em comunidades), inserindo o festival do Brasil como o mais forte do circuito mundial. O sucesso de público das edições anteriores também chancela a importância da realização brasileira. O Banco do Brasil patrocina o projeto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

São 73 concertos em 31 dias ininterruptos, todos com entrada franca,  nas mais diversas formações da harpa e similares. São culturas musicais que vão da harpa mais conhecida, originada entre a Europa e o norte da África no século VIII, ao koto japonês.  Em uma diversidade que vai do alaúde do duo de origem libanesa Al Nur Kibir a músicos formados nas comunidades cariocas e consagrados instrumentistas eruditos vindos das mais variadas partes do globo. O XVIII Rio Harp Festival reúne  expoentes da África do Sul à Índia, além de representantes de quase toda a Europa e a América Latina.

A maioria das apresentações ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RIO), que recebe 54 recitais em duas apresentações diárias no seu teatro, com capacidade para 172 pessoas. Também haverá recitais no Arte Sesc Rio, no Flamengo,  e em locais que vão do CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal), na Cinelândia, ao SESC Quitandinha, em Petrópolis, Real Gabinete Português de Leitura, Biblioteca Nacional,  Jockey Club, Palácio São Clemente – Consulado de Portugal, Casa Museu Eva Klabin, além de pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro, como o Corcovado e o Forte de Copacabana.

Entre os destaques da edição 2023, está o harpista alemão Markus Thalheimer, que abre a programação,  às 13h, no dia 1º de julho, dividindo o palco do CCBB RJ com a camerata do projeto Uerê, formada por crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro que tocam instrumentos de cordas e percussão.

Advertisement

Outro encontro de harpistas europeus com a música brasileira vem com a belga Heleen Vandeputte, que faz arranjos especiais para canções infantis do Brasil, como “Se Esta Rua Fosse Minha” e faz quatro apresentações no CCBB RJ, dos dias 17 a 20 de julho.

A extensa programação inclui, ainda, no fim de semana dos dias 22 e 23 (sábado e  domingo), o trio Trio Fujiyama Nippon, do Japão, representando o koto – harpa horizontal japonesa. No dia 28 (sexta-feira), é a vez do Duo Portinari, que com nome em homenagem ao grande pintor brasileiro, reúne a harpista argentina Soledad Yaya e o violista canadense Peter Pas.

O Brasil é representado por músicos como a harpista Vanja Ferreira, solista da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, que toca em diferentes formações, incluindo o  duo com Elder Teixeira e participação com a Rio Camerata,  além do Quarteto Diamante Negro, formado por musicistas negras.

Outras atrações são programas mesclando harpistas estrangeiros com indígenas, com gaitas de foles, com cavaquinhos e com o Madrigal Cruz Lopes.

A harpista Claire LeFur traz um programa diferente com imagens  dela no fundo do mar das Antilhas coordenadas com seu repertório no palco.  E os Ecos Latinos, de New Orleans, trazem o jazz e os blues americanos.  A programação completa está no site https://rioharpfestival.com.br.

Quando começamos em 2005 não imaginávamos  que pudéssemos alcançar tanta amplitude no meio da harpa. E isto se consolidou quando fui convidado para o World Harp Congress na Holanda e Canadá podendo falar sobre o nosso RioHarpFestival que encantou os harpistas de todo o mundo. A partir daí não paramos de crescer”, afirma  Sérgio da Costa e Silva, idealizador e realizador do festival que é considerado o maior festival internacional de harpas do mundo.

Para Sueli Voltarelli, Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, “realizar o Festival Internacional de Harpas no CCBB Rio é muito gratificante. Vemos uma grande diversidade de público interessada em conhecer esse instrumento de sonoridade variada, tocado por músicos de toda parte do mundo, que desperta intensa curiosidade tanto de jovens como de adultos. Patrocinar o RioHarp é contribuir, também, para a democratização do acesso e a popularização da música instrumental, e mais uma oportunidade de aumentar a conexão dos brasileiros com a arte e a cultura nacional e internacional”.

Serviço:

XVIII RioHarpFestival

De 01 a 31 de julho – Teatro I

2 apresentações diárias, de quarta a segunda.  

Entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes de cada espetáculo 

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Programação completa e mais informações em www.bb.com.br/cultura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maior festival de harpas do mundo, RioHarpFestival 2023, acontece no Rio de Janeiro a partir do dia 01
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Maior festival de harpas do mundo, RioHarpFestival 2023, acontece no Rio de Janeiro a partir do dia 01
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui