Entre os dias 2 e 5 de fevereiro a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) estará na 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes. O evento, que será realizado na Fundição Progresso, de frente aos Arcos da Lapa, contará com o patrocínio da pasta da Prefeitura do Rio. O secretário de Juventude, Salvino Oliveira, foi quem teve a ideia de unir a JUVRio e a UNE, uma das mais respeitadas organizações estudantis do país, em uma missão em comum: mergulhar de cabeça no tema “Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução”.
A abertura do evento terá a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do secretário Salvino Oliveira, que irá participar também de um debate sobre juventudes com o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão. A 13ª Bienal da UNE também contará com a presença de outros convidados ilustres como as ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da Cultura, Margareth Menezes, da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do Meio Ambiente, Marina Silva.
Em novembro do último ano, a JUVRio também patrocinou a Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um encontro intercontinental entre os presidentes e representantes de nove Conselhos Nacionais de Juventude dos estados-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste
O evento
A 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes é composta por uma vasta programação e por mostras de produções de estudantes em oito áreas: artes do corpo, artes visuais, audiovisual, fotografia, literatura e música, jogos digitais e mostra científica. Além da mostra selecionada, ocorrem debates e exibições de filmes pela Mostra Convidada. Essa edição é regida pelo tema Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução e contará com atrações e mostras que representam a diversidade cultural brasileira, a ancestralidade, fé e territórios.
- Serviço
- 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes
- Quando: 2 a 5 de fevereiro de 2023
- Onde: Rio de Janeiro (RJ) – Fundição Progresso e Arcos da Lapa
Quem pode participar? aberto ao público no geral, de todas as idades