Maior navio militar da América Latina sairá do Rio para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Além disso, a Marinha irá levar um hospital de campanha com 40 leitos para auxiliar no socorro das vítimas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tragédia com enchentes no Rio Grande do Sul (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Militares da Marinha embarcam do Rio de Janeiro para Canoas, no Rio Grande do Sul, para ajudar no resgate de vítimas da tragédia climática que atinge todo o estado. Parte dos militares irá a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, a maior embarcação de guerra da América Latina, com equipamentos, maquinários e materiais que serão usados para dar apoio humanitário à população do sul. A informação foi revelada pela CBN.

Além disso, a Marinha irá levar um hospital de campanha para auxiliar no socorro das vítimas. A unidade vai operar com 40 leitos. Para atuar na tragédia, a Marinha criou o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil. O contingente conta com 300 militares, 50 viaturas e 31 embarcações para trabalhar na desobstrução de vias e resgate de pessoas ilhadas, além de transporte e distribuição de alimentos, água e material de limpeza.

A estrutura será transportada pela aeronave KC390, da Força Aérea Brasileira, com partida da Base Aérea do Galeão e previsão de chegada a Canoas às onze da manhã.

Todo esse efetivo vai reforçar a atuação do 5º Distrito Naval, que compreende Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e fará parte da Operação Taquari II, coordenada pelo Comando Conjunto Sul, do Exército Brasileiro. Segundo a Marinha, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande dispõe de 75 militares, distribuídos por dois pelotões, com embarcações para transporte de carga e de pessoal.

Advertisement

RJ é o estado com mais bombeiros enviados ao RS

O Rio de Janeiro é o estado com mais bombeiros militares empenhados no apoio ao Rio Grande do Sul, com 66 agentes. Governo do estado também enviou policiais civis. Há previsão de envio de mais especialistas, condutores e cães farejadores. Nessa segunda-feira, os comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil assinaram um documento pedindo apoio da Força Aérea para envio de tropas e de recursos para o Rio Grande do Sul. A ajuda é considerada fundamental para dar celeridade ao transporte de equipamentos e de militares especialistas em salvamento em desastres e de cães farejadores, principalmente de estados mais distantes da Região Sul.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maior navio militar da América Latina sairá do Rio para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui